Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Vitória tira escudo de camisa em ação para incentivar doações

Clube baiano vai jogar com escudo da camisa removível, em ação feita por agência de publicidade

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 14/04/2015, às 08h19 - Atualizado às 11h19

Imagem Vitória tira escudo de camisa em ação para incentivar doações

A camisa do Vitória, que ficará sem escudo para ação

O Vitória, da Bahia, criou uma ação inusitada para incentivar a doação de órgãos. Nesta terça-feira, no duelo contra a Anapolina, pela Copa Sadia do Brasil, a equipe baiana lança uma campanha para sensibilizar os torcedores a doar órgãos.

Em parceria com a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) e numa iniciativa criada pela agência Leo Burnett Taylor Made, o clube baiano usará um escudo removível na camisa, preso ao uniforme por um velcro. 

Antes da partida, os jogadores reservas estarão com a inscrição "Seja um doador de órgãos" no lugar do escudo na camisa. Eles vão ficar ao lado do time titular, que terá o uniforme normal.

A cada substituição do time baiano, o jogador que sair de campo entregará o escudo do time para o atleta que ir para o jogo. Esse jogador estará com a camisa "lisa", sem o símbolo do clube. O objetivo é, com o gesto, simbolizar a importância da doação de órgãos.

A escolha do Vitória para a ação foi motivada pela dificuldade que existe no estado da Bahia para a doação de órgãos. Segundo dados da ABTO, a falta de doadores se dá, em parte, pela falta de interesse de familiares de possíveis doadores em permitir a doação de órgãos. Enquanto a média de não-autorização familiar para doação é de 46% em todo o Brasil, na Bahia o índice salta a 62%.

O mote da campanha é de que o Vitória vai "se doar em campo como você nunca viu”. Ela compreende, além da ação durante o jogo, materiais promocionais, ações em redes sociais, filme publicitário, spot em rádio, etc.

A ação social de conscientização para doação é a segunda do gênero feita pelo Vitória. Em 2012, o clube encampou a bandeira da doação de sangue, com a campanha "Meu sangue é rubro-negro". Nela, a camisa do time perdia a cor vermelha. O uniforme, então, ficava preto e branco. Ele só voltou a ser rubro-negro após o Vitória atingir a meta de doações estipuladas em parceria com um hemocentro.