Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs, cofundador da Apple, comprou 20% da Monumental Sports & Entertainment. A holding de 19 membros, liderada pelo empresário Ted Leonsis, é quem controla o Washington Wizards, da NBA, o Washington Capitals, da NHL, o Washington Mystics, da WNBA, e a Capital One Arena, ginásio que recebe os jogos das três equipes, em Washington, D.C.
O acerto ainda precisa ser ratificado tanto pela NBA como pela NHL, mas não deve haver problemas. Os valores da compra não foram revelados.
Laurene Powell Jobs, de 53 anos, é uma das mulheres mais ricas do mundo, com fortuna estimada em cerca de 20 bilhões de dólares. Grande parte desse dinheiro se deve ao fato de seu falecido marido ser cofundador da Apple. Ela também possui 4% da Walt Disney Company.
Desde que ficou viúva em outubro de 2011, Powell Jobs passou a se dedicar ainda mais a projetos filantrópicos, além de investir em startups. Ela é fundadora e presidente do Emerson College, organização focada no uso do empreendedorismo para avançar na reforma social e ajudar alunos com poucos recursos.
Apesar de parecer que o foco de Laurene mudou, não é bem assim. Um porta-voz do Emerson College lembrou que a entidade sempre esteve envolvida com projetos que afetam as comunidades locais, seja por meio da educação, imigração ou meio ambiente. O esporte apenas se encaixa na ideia geral.
Mesmo com a compra dos 20%, a viúva de Steve Jobs não terá a maior parte da Monumental Sports & Entertainment, que continuará sendo do empresário Ted Leonsis. Ela será uma das únicas sete mulheres nos Estados Unidos que participam de equipes das chamadas “Big Four”, as ligas de futebol americano (NFL), beisebol (MLB), basquete (NBA) e hóquei (NHL).
Na NBA, por exemplo, são apenas quatro. Além de Powell Jobs, fazem parte da lista Ann Walton Kroenke (Denver Nuggets), Jeanie Buss (Los Angeles Lakers) e Gail Miller (Utah Jazz).