A operadora de celulares Vivo lançou na madrugada desta terça um vídeo de sete minutos com Pelé, em seu site ?Eu Vivo a Seleção?. A ideia veio de uma entrevista que o ex-jogador afirmou que gostaria que seu último gol tivesse sido com a seleção brasileira. No filme, o Pelé de hoje faz um jogo contra a Argentina e sacia sua vontade com um gol do meio campo, com o goleiro adiantado. O vídeo tenta reproduzir com sucesso o gol que Pelé não fez contra a Tchecoslováquia, na Copa de 70. Figuras como o comentarista Osmar de Oliveira e jogadores como Carlos Alberto Torres aparecem para reverenciar o último jogo do jogador, que, na verdade, fez seu último gol contra o Santos, jogando pelo Cosmos, dos Estados Unidos, em 1977. A filmagem, feita pela O2 Filmes, teve a produção executiva comandada pelo diretor Fernando Meirelles, indicado ao Oscar em 2004 por Cidade de Deus. Apresentado apenas no site, o vídeo não terá uma versão para a televisão e faz parte do marketing online da empresa. Segundo o vice-presidente de marketing e inovação da Vivo, Hugo Janeba, ?a produção online deve ser independente, o vídeo não precisa da televisão?. Janeba também ressalta que a ideia de investir mais na produção do que na mídia segue a ?lógica da viralização do conteúdo, saindo do esquema de apenas promoções na internet?. Ou seja, a intenção da Vivo é dar fazer do comercial um sucesso no YouTube, tática que foi recentemente utilizada pela Nike em seu ?Write the Future?. Essa foi uma das maneiras encontradas pela Vivo de driblar a pouca exposição do seu patrocínio oficial à seleção durante o período de Copa do Mundo. Apesar de afirmar que o retorno do investimento é completo apenas com a exposição feita durante os últimos anos de acordo, a empresa admite que no Mundial, com treinos fechados e restrições da Fifa, a marca fica escondida. Com o vídeo, a Vivo tenta levar o torcedor pelo lado emocional que envolve o time brasileiro. ?É uma homenagem ao cara que representa o que a gente acredita, uma seleção brasileira vencedora?, afirmou Janeba.