Ação de relacionamento que resulta em aumento de vendas para o patrocinador foi um dos temas abordados no dia de abertura da Academia Máquina do Esporte no último sábado, em São Paulo. O case da Mercure no patrocínio à Liga Mundial de Vôlei foi apresentado por Maurício Fragata, da Fragata Marketing de Entretenimento, agência responsável pelas ações de ativação do patrocínio da bandeira de hotel da rede Accor. Dentro do módulo sobre Marketing Esportivo, Fragata apresentou as ações que foram feitas para aumentar a exposição da marca Mercure, gerar aumento de lembrança das pessoas em relação à marca e, ainda, aumentar as vendas com a hospedagem nos hotéis em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, cidades que receberam as etapas da liga no país. ?O valor investido no patrocínio e nas ações durante os jogos reverteu em dobro em vendas de hospedagem nos hotéis. Afinal, apenas a seleção brasileira tinha a hospedagem gratuita, todo o restante tinha de ficar em algum hotel por causa do evento?, afirmou o executivo. Os participantes puderam interagir com Fragata e conhecer um pouco mais sobre as ferramentas usadas para fazer com que o patrocínio desse o maior retorno ao investidor. Além da palestra com Maurício Fragata, o primeiro módulo da Academia Máquina do Esporte tratou da introdução ao marketing esportivo. Rafael Plastina coordenou a explanação, que abordou desde os diferentes aspectos do marketing até a relação do esporte com a mídia, fundamental para o crescimento de um projeto esportivo. No próximo dia 29 de agosto acontecerá o segundo módulo sobre Marketing Esportivo, também sob a coordenação de Plastina. As inscrições podem ser feitas pelo