Com largada agendada para este sábado, em Alicante (Espanha), a 11ª edição da Volvo Ocean Race terá um plano especial para aumentar a presença da competição na mídia. Para isso, a grande aposta do evento de vela é a interação entre equipes e público por meio da internet.
A última edição, realizada entre 2008 e 2009, foi acompanhada por 89 milhões de pessoas de todo o planeta na rede mundial de computadores. Na TV, segundo dados da organização do evento, a audiência somou 1,7 bilhão de espectadores.
“Há ainda um enorme potencial inexplorado. Queremos aumentar o apelo da corrida, muito além da audiência entre os fãs da vela. Por isso ampliamos a interação nas plataformas da web”, disse o norueguês Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race.
A competição é disputada por seis barcos, com 66 velejadores de 14 países diferentes – incluindo dois representantes brasileiros. Na última edição, o brasileiro Torben Grael estava na embarcação sueca Ericson 4, que venceu o evento.
O vínculo da 11ª edição da Volvo Ocean Race com o Brasil irá além dos atletas. O país receberá uma etapa do evento em abril de 2012, em Itajaí (SC).
O sonho da cidade catarinense é repetir os números positivos de Alicante, cidade que receberá neste sábado a abertura da Volvo Ocean Race. O evento gerou impacto econômico de R$ 175 milhões na região, de acordo com dados da organização, e gerou 1.500 empregos.