Como já havia sido antecipado pela Máquina do Esporte no início de julho, a Vulcabras Azaleia vai passar a operar a marca Under Armour no Brasil. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (1o), após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Pelo acerto, ao longo dos próximos dez anos, a Vulcabras Azaleia terá exclusividade na distribuição e licenciamento da marca Under Armour no Brasil para calçados, vestuário e acessórios. A empresa, que é dona da Olympikus, ainda vai gerenciar a importação, desenvolvimento e fabricação de produtos locais, além de ser responsável pela gestão da marca e de seus canais de distribuição no país.
“Estamos extremamente satisfeitos em firmar parceria com a Under Armour e ampliar a distribuição no país de uma das maiores e mais inovadoras marcas de produtos para performance esportiva. Esse acordo demonstra nosso compromisso contínuo com a diversificação de portfólio e nossa estratégia de crescimento na América do Sul. Estamos prontos para colocar à disposição toda a nossa expertise e recursos para ajudar a Under Armour a alcançar todo o seu potencial de crescimento no Brasil”, declarou Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras Azaleia.
“O Brasil é um dos países com as pessoas mais apaixonadas e envolvidas com o esporte no mundo todo, representando uma robusta oportunidade de longo prazo para a marca Under Armour. A expertise da Vulcabras Azaleia no mercado brasileiro, a capacidade de produção local e o consolidado modelo de distribuição irão fortalecer nossa capacidade de se conectar ainda mais com o consumidor brasileiro e ampliar significativamente o poder da nossa marca nesse mercado tão relevante”, disse Manuel Ovalle, diretor geral da Under Armour para a América Latina.
A transferência da gestão da Under Armour para a Vulcabras funciona, na prática, como uma mudança significativa do projeto de atuação da marca no Brasil desde que entrou no mercado, há cinco anos. Na ocasião, a intenção da marca americana era ter uma operação própria no país e investir pesado no segmento de patrocínio esportivo e produção de confecção e calçados.
Os planos, porém, mudaram sensivelmente com o agravamento da crise econômica no Brasil. Paralelamente, a Vulcabras, com a Olympikus, conseguiu retomar o crescimento de sua operação, tanto que, no ano passado, passou a ser a maior vendedora de calçados do país, superando a Nike.
Agora, a tendência é que a Under Armour ganhe fôlego para investir mais no país, passando a contar com a capacidade fabril da Vulcabras para isso. Neste ano, a marca deixou de patrocinar o São Paulo, mantendo acordos com Fluminense e Sport.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Vulcabras acerta um acordo desse tipo. No passado, a empresa já havia tido acordo semelhante com a Reebok, que durante mais de uma década foi controlada pela empresa, até 2012.