O tenista Stanislas Wawrinka, ex-número 3 do mundo e atual 13o no ranking da ATP, vai transmitir todas as suas partidas no Open 13 Provence (ATP 250 de Marseille) em sua própria página no Facebook. Para isso, o suíço contará com o patrocínio da empresa de comboios de trens TGV Lyria, que é responsável por fazer a ligação ferroviária justamente entre a França e a Suíça.
As transmissões serão feitas apenas para território suíço. E também só poderão ser realizadas pelo fato de que nenhum meio de comunicação comprou os direitos de transmissão do torneio no país.
A ideia de Wawrinka é a mesma utilizada pelo belga David Goffin, número 7 do mundo, no ATP 250 de Montpellier, há duas semanas. O tenista transmitiu todos os seus jogos no torneio para a Bélgica.
Além da TGV Lyria, o suíço ainda terá a parceria da Lagardère Sports, agência global de marketing e entretenimento esportivo, que também apoiou Goffin em Montpellier e é a responsável pela distribuição dos direitos audiovisuais dos dois torneios.
“A ruptura digital está avançando, e acreditamos nos atletas e suas plataformas como uma parte importante do panorama da mídia. Após o projeto com David Goffin, estamos orgulhosos de cooperar com um atleta de classe mundial como Stan Wawrinka, demonstrando que estamos no caminho certo para a próxima geração de transmissões esportivas”, afirmou Nikolaus von Doetinchem, vice-presidente mundial de mídia da Lagardère Sports.
A fórmula de transmissão, que era inédita até duas semanas atrás, já começa a despertar a atenção dos veículos de mídia pelo mundo. Afinal, a audiência nos jogos de Goffin foi considerada boa e, apenas duas semanas depois, a ideia é repetida por outro tenista bem ranqueado e que figura entre os melhores do mundo. Ao que tudo indica, parece haver uma nova tendência para transmissões de tênis.
Por ser cabeça de chave número 2 do torneio, Wawrinka vai estrear apenas na segunda rodada em Marseille. Ele enfrentará o bielorrusso Ilya Ivashka, que passou pelo sérvio Laslo Djere por 2 sets a 0 na primeira rodada.