A empresa de classificados online Zoopla, principal patrocinadora do West Bromwich Albion, da primeira divisão inglesa, anunciou que encerrará seu contrato com o clube ao fim da atual temporada em razão de um gesto controverso realizado pelo atacante francês Nicolas Anelka.
No dia 28 de dezembro, o ex-atacante do Chelsea e do Real Madrid comemorou um gol com uma “quenelle”, gesto inventado pelo polêmico humorista francês Dieudonné, que teve apresentações proibidas nas últimas semanas por causa do conteúdo antissemita do espetáculo.
Realizada com um braço estendido para baixo e outro tocando o ombro, a “quenelle”, que tem seu nome inspirado em uma tradicional receita de linguiça de peixe francesa, é um gesto que Dieudonné define como “anti-sistema”, mas que alguns observadores definem como uma “saudação nazista ao inverso”.
“A Zoopla reavaliou sua posição nas últimas semanas após o gesto de Nicolas Anelka e decidiu focar em outras atividades de marketing ao final da temporada”, explicou a patrocinadora em um comunicado.
De acordo com a imprensa brit”nica, a Zoopla, que tem entre seus proprietários o empresário judeu Alex Chesterman, tinha assinado um contrato de três milhões de libras (R$ 11,6 milhões) para estampar seu nome na camisa do WBA por dois anos.
Na manhã desta terça-feira, a Federação Inglesa de Futebol anunciou a suspensão do atacante por cinco jogos. Segundo comunicado publicado pela Federação, em seu site oficial, o gesto de Anelka foi considerado “ofensivo, indecente, insultante e inapropriado” e ainda tem o agravante de ter referência à origem étnica e/ou raça e/ou religião ou crença, conforme prevê o regulamento da entidade inglesa.