O que era um temor para o esporte argentino virou efetivamente uma notícia ruim. A YPF, subsidiária da espanhola Repsol no país sul-americano que foi nacionalizada pelo governo local, vai interromper relações comerciais com entidades esportivas.
A YPF patrocinava a equipe argentina que disputa a Copa Davis de tênis e o Comité Olímpico Argentino (COA), que atualmente se prepara para os Jogos de Londres-2012. Os dois aportes serão suspensos.
Segundo o jornal “El Cronista”, a empresa já fez um comunicado ao COA e à Associación Argentina de Tenis sobre o cancelamento da verba. Procuradas pelo periódico, as duas entidades disseram que ainda não foram avisadas oficialmente.
Os dois contratos representavam um investimento anual de US$ 338 mil para a YPF. A empresa também patrocinou o futebol argentino até 2011, mas a associação já havia sido encerrada.
A YPF foi comprada pelo grupo Repsol em 1999. Neste ano, contudo, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, decidiu nacionalizar a companhia. O governo ficará com 51% das ações, e os outros 49% serão distribuídos entre províncias locais.