Pular para o conteúdo

Brahma venderá cerveja em estádios da Copa-2014

Em 2010, Brahma já usou selo de patrocinadora da Copa do Mundo Em 2006, a cerveja oficial da Copa do Mundo de futebol foi tema…

Em 2010, Brahma já usou selo de patrocinadora da Copa do Mundo

Em 2010, Brahma já usou selo de patrocinadora da Copa do Mundo

Em 2006, a cerveja oficial da Copa do Mundo de futebol foi tema de grande polêmica. A competição foi realizada na Alemanha, berço da bebida, mas tinha patrocínio da norte-americana Budweiser, o que gerou rejeição de parte do público local. O Brasil não terá esse problema. Em 2014, a AB-Inbev venderá produtos da marca Brahma em espaços oficiais, perímetro que inclui o interior dos estádios.

A formação da AB-Inbev remete a 2008, quando a Inbev comprou a Anheuser-Busch, dona da Budweiser. Atualmente, o grupo possui um portfólio com mais de 200 marcas de cerveja.

Depois da criação do grupo, a Brahma já usou o selo de patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2010. O fato de ter sido a primeira empresa brasileira associada ao principal torneio esportivo do planeta foi o mote da comunicação da empresa para o mercado nacional durante o ano passado.

A ideia da AB-Inbev é repetir esse modelo em 2014. A Budweiser seguirá como a marca global do grupo para a associação com a Copa do Mundo, mas a Brahma será o foco no mercado nacional.

O plano de negócios da Fifa para a Copa do Mundo inclui um bloqueio de perímetro. Dentro das estruturas oficiais – estádios, por exemplo – e no entorno desses aparatos, é vedada a comercialização de produtos de outras marcas.

Em 2010, a despeito de a AB-Inbev já ter sido constituída, a venda em arenas da Copa do Mundo limitou-se à Budweiser. A Copa do Mundo de 2014, portanto, vai inaugurar um novo modelo de negócios para o grupo na competição futebolística.

Budweiser e Brahma dividirão espaços em geladeiras em todos os eventos oficiais da Copa do Mundo de 2014. No caso da comunicação, a primeira marca ficará com as ações globais do grupo e a segunda será usada apenas em território nacional.

O grupo AB-Inbev é um dos oito patrocinadores da Copa do Mundo. Para 2014, esse grupo também conta com Castrol, Continental, Johnson & Johnson, McDonald’s, Oi, Seara e Yingli Solar.

Leia mais:

Brahma transforma Rio de Janeiro em modelo no futebol
Com novo modelo, Brahma reduz repasse de dinheiro a clubes