Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos é vista por 36,4 milhões de pessoas na Globo

Público assite à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, no Trocadero - Greg Martin/COI

A transmissão da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, exibida na Globo e no Sportv 2 nesta sexta-feira (26), alcançou 36,4 milhões de pessoas, segundo números da Kantar Ibope Media.

Houve crescimento de 5,6 milhões (aumento de 18%) no comparativo com a cerimônia de Tóquio 2020. O evento no Japão, porém, foi realizada às 8h (horário de Brasília), enquanto a da França teve um horário mais favorável, começando às 14h30.

O índice obtido pelos canais do Grupo Globo representa um aumento de 4,1 milhões (ou 13%) em relação ao alcance acumulado na faixa de transmissão da Festa de Abertura (14h30 às 18h30) no comparativo com as quatro semanas anteriores.

Brasil

Na Globo, a transmissão marcou 17 pontos e obteve 39% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT), que soma os índices das 15 principais praças do país.

Foi a maior audiência da faixa às sextas-feiras desde 22 de dezembro de 2023. A média de audiência da Abertura superou em 61% a registrada pelo mesmo evento em 2021, que aconteceu pela manhã, horário em que normalmente há menos televisores ligados.

Também superou em 61% a soma de todos os streamings e outros conteúdos de vídeo na TV durante a faixa horária.

A estreia do programa Central Olímpica, comandado por Tadeu Schmidt e Fernanda Garay, foi vista por 23,7 milhões de brasileiros.

Sportv

Durante toda a Cerimônia de Abertura, o Sportv 2 liderou o ranking da TV por assinatura, com audiência média 221% superior à do segundo colocado na mesma faixa horária. A vantagem do melhor horário também alavancou a audiência do canal a cabo. A transmissão da cerimônia de Paris superou em 31% a de Tóquio, em 2021.

O programa Ça Va Paris deste dia, o primeiro no formato diário, comandado por André Rizek e Nalbert, no estúdio, e Marcelo Barreto e Fabi Alvim, direto da capital francesa, também foi líder da TV paga.

Estreias

O primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos envolvendo atletas brasileiros, na última quinta-feira (25), ainda antes da Cerimônia de Abertura, já trouxe uma amostragem de como serão as Olimpíadas.

Com as transmissões das estreias das seleções femininas de handebol e futebol, Globo e Sportv alcançaram 30 milhões de pessoas. No comparativo correspondente ao mesmo dia, véspera da Cerimônia de Abertura, em Tóquio 2020, houve um aumento de 3,9 milhões de pessoas (acréscimo de 15%).

A estreia do handebol brasileiro, que venceu a Espanha por 29 a 18, alcançou 12,7 milhões de pessoas somando Globo e Sportv. Já o triunfo das mulheres no futebol por 1 a 0 sobre a Nigéria impactou 23,6 milhões de pessoas.

Sair da versão mobile