O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou que 5 bilhões de pessoas acompanharam ao menos uma competição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, de acordo com uma pesquisa independente contratada pela entidade.
Segundo o comitê, esse número corresponde a 84% do público global potencial, que inclui pessoas com acesso aos meios de transmissão e maiores de 4 anos.
As plataformas digitais geraram 412 bilhões de engajamentos de 270 milhões de postagens nas redes sociais. Isso representa um aumento de 290% em comparação com Tóquio 2020, competição disputada em 2021 por causa da pandemia.
Os detentores de direitos de transmissão conquistaram 13 vezes mais engajamentos de mídia social do que na edição anterior dos Jogos. Cerca de 70% do público global assistiu aos Jogos tanto na televisão quanto em plataformas digitais.
“Paris 2024 demonstrou o apelo global sem precedentes dos Jogos Olímpicos. Trabalhando com nossos parceiros detentores de direitos de mídia, mais cobertura foi disponibilizada e assistida do que nunca, em particular em plataformas de mídia digital e social”, destacou Thomas Bach, presidente do COI.
Condição favorável
É preciso ressaltar que o fuso horário foi mais favorável em Paris do que havia sido em Tóquio para países de Europa, América e África.
Além disso, na França, houve o retorno dos torcedores aos locais de disputa dos Jogos. No Japão, ainda por conta de normas sanitárias, havia a proibição de público nas arenas durante as competições.
Com esses fatores, houve um aumento de 25% na quantidade de disputas assistidas, com 28,7 bilhões de horas de filmagem visualizadas ao redor do mundo nas plataformas dos detentores de direitos de transmissão. Isso significa que cada telespectador assistiu, em média, a 9 horas de cobertura, um aumento de 20% em relação a Tóquio 2020.
Na França, 95% do público potencial assistiu a uma média de 24 horas de cobertura dos Jogos Olímpicos.
Redes sociais
As redes sociais do COI geraram 16,7 bilhões de engajamentos, um aumento de 174% em relação a Tóquio 2020.
Atletas olímpicos, comitês olímpicos nacionais, federações internacionais e o comitê organizador se beneficiaram desse engajamento da torcida nas redes sociais, aumentando sua presenças digitais e adicionando 85 milhões de seguidores aos seus canais oficiais.
Em Paris 2024, houve um aumento de 200% nas pesquisas na internet relacionadas aos esportes olímpicos e aos Jogos em comparação com Tóquio 2020.
O engajamento em plataformas de mídia social, por sua vez, disparou, com um aumento de 290% em relação à edição anterior dos Jogos.
O relatório com as estatísticas foi apresentado ao Comitê Executivo do COI em uma reunião realizada nesta semana, em Lausanne, na Suíça.
Pesquisa
Em estudos de percepção do consumidor, 78% dos entrevistados disseram acreditar que os Jogos Olímpicos são mais importantes do que nunca em um mundo dividido. Três em cada quatro pessoas também acreditam que o COI foi bem-sucedido em “unir o mundo em uma competição pacífica” e em “construir um mundo melhor por meio do esporte”.
De acordo com um estudo independente de rastreador de marca conduzido em setembro de 2024, a relevância dos Jogos com a Geração Z agora é maior do que com a população em geral.
Sete em cada dez pessoas consideraram Paris 2024 um “sucesso” e opinaram que os Jogos deixariam um legado positivo.
A experiência dos espectadores pesquisados de Paris 2024 foi classificada como “excelente” ou “boa” por 85% do público para eventos com ingresso, 95% em competições gratuitas e 98% para a maratona, que contou com atletas amadores pela primeira vez na história.
“Atmosfera”, “aparência visual” e “segurança” foram citados como principais atributos em todos os eventos.
Cerca de 95% dos atletas pesquisados avaliaram sua experiência geral positivamente, com 89% avaliando “tornar-se um atleta olímpico” e 91% citando “competir no maior evento multiesportivo do planeta” como motivações fundamentais para participar dos Jogos de Paris 2024.
O rastreador de marca, a pesquisa sobre transmissão do evento e as pesquisas com consumidores e atletas foram conduzidos por Nielsen, Ipsos e Publicis Sport & Entertainment. Nos estudos com consumidores, mais de 55 mil pessoas em 18 países foram ouvidas. Os entrevistados tinham idade entre 13 e 65 anos.