Festival da nova modalidade olímpica que celebra as danças urbanas, o Breaking do Verão retornará ao Rio de Janeiro entre os dias 18 e 21 de janeiro (de quinta a domingo desta semana), na Praia de Copacabana. Esta será a terceira edição do evento, que é organizado pelo Grupo Fábrica.
A transmissão ao vivo será realizada pelo Sportv na TV fechada e pela TV Globo na TV aberta, integrando a programação do Esporte Espetacular (nesse caso, no domingo (21)).
O festival é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Petrobras, Cheetos e Sprite, e o apoio da G-Shock.
O Breaking do Verão reúne 16 b-boys e 16 b-girls em uma competição internacional. Entre os destaques, estão atletas como o b-boy Phill Wizard, campeão pan-americano de 2023 e integrante da seleção do Canadá para os Jogos Olímpicos de Paris 2024; o b-boy marroquino Lil Zoo, vencedor do Red Bull BC One em 2018; e a b-girl russa Kastet, atual campeã do Breaking do Verão.
Ação social
O evento também promove ações sociais em parceria com a Petrobras. Na quinta-feira (18), o Petrobras Breaking Day oferecerá workshops de breaking ministrados pelos dançarinos Luan San e Toquinha, membros do Time Petrobras, a crianças e adolescentes apoiados por projetos patrocinados pela estatal. A iniciativa visa a proporcionar inspiração aos participantes, contribuindo para a disseminação do esporte.