Evento-teste de Paris 2024 no Rio Sena é cancelado devido à poluição da água

Paris cancela evento teste de natação olímpica no Rio Sena devido à poluição da água

Rio Sena será palco da maratona aquática e da etapa de natação do triatlo olímpico e paralímpico no ano que vem - Reprodução / Twitter (@FFNatation)

A cidade de Paris teve um evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2024 cancelado neste domingo (6) por conta da poluição das águas do Rio Sena. A Copa do Mundo de Natação em Águas Abertas acabou não acontecendo.

De acordo com a Federação Francesa de Natação (FFN), a qualidade da água no Sena está abaixo dos padrões aceitáveis para a saúde dos nadadores. A questão se torna ainda mais grave pelo fato de que o Rio Sena desempenhará um papel crucial nos Jogos, sendo palco da maratona aquática e da etapa de natação do triatlo olímpico e paralímpico. Isso sem contar a Cerimônia de Abertura da competição.

A poluição no Sena ocorre devido a transbordamentos de resíduos não tratados causados por tempestades. No entanto, a cidade de Paris está investindo em diversos projetos de gerenciamento de água, visando reduzir a poluição causada pelas tempestades. Essas melhorias incluem um enorme reservatório subterrâneo em Paris, avaliado em € 80 bilhões, que armazenará água excedente durante as fortes chuvas, evitando o despejo no rio e possibilitando o tratamento posterior. 

“Decepcionado é a palavra certa. Primeiramente, pela frustração dos atletas, que sonhavam em competir em um dos locais mais belos do mundo”, disse Gilles Sezional, chefe da Federação Francesa de Natação.

Monitoramento

Os organizadores informaram ainda que a qualidade da água será monitorada de perto nos próximos dias, com a esperança de que os triatletas possam competir no Sena durante outro evento-teste agendado entre 17 e 20 de agosto. Além disso, há planos para entregar uma nova infraestrutura até 2024, visando aprimorar ainda mais o tratamento das águas pluviais.

Caso a qualidade da água não permita que os eventos olímpicos ocorram nas datas originais, os organizadores já afirmaram que o cronograma poderá ser ajustado. O clima recente foi classificado como “excepcional”, com a região de Paris registrando suas chuvas de verão mais intensas desde 1965.

Sair da versão mobile