Pular para o conteúdo

Heineken fechará estação no Villa-Lobos durante Jogos Olímpicos

Marca de cerveja confirma fechamento de ativação em local onde funcionará as principais ações do COB no Brasil

Heineken Station será inaugurada no próximo sábado (29), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP) - Divulgação / Heineken

A ação da Heineken no Parque Villa-Lobos ficará fechada para o público durante o período em que funcionará o Festival Olímpico Parque Time Brasil, maior ativação que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoverá no país.

A confirmação veio por meio de uma nota oficial divulgada pela Heineken após ser questionada pela reportagem da Máquina do Esporte sobre o funcionamento da Heineken 0.0 Station no parque durante os Jogos Olímpicos.

“A Heineken 0.0 Station no Parque Villa-Lobos oferecerá atividades de socialização, esporte e entretenimento aos visitantes todos os finais de semana até setembro, em programação que será revelada em breve com treinões, dicas de corrida, treinos de bikes, alongamentos, encontros de dança e DJs para animar o público, exceto entre 20 de julho e 11 de agosto devido a questões contratuais”, afirmou a empresa por meio de nota.

Entenda o caso

A confirmação do fechamento do espaço não constava no comunicado divulgado pela Heineken para anunciar o início das atividades, no último final de semana de junho. Na ocasião, a empresa apenas dizia que a estação abriria aos finais de semana a partir do dia 29 de junho até o mês de setembro.

A Máquina do Esporte questionou a empresa no dia 27 de junho, quando a matéria foi publicada em nossas mídias mostrando que a estação da Heineken conflitava com o espaço que seria montado pelo COB e que tem o patrocínio principal da Corona Cero, marca de cerveja sem álcool concorrente da Heineken e que é patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Apenas nesta quarta-feira (3 de julho) que a cervejaria de origem holandesa confirmou o fechamento da ativação durante o período de abertura do Festival do COB para os Jogos Olímpicos.

Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, a estação da Heineken não só ficará fechada como será coberta com tapumes, para evitar a exposição da marca dentro do parque no período do Festival Olímpico Parque Time Brasil.

Parque terá Regra 40

O veto à ativação da Heineken dentro do Parque Villa-Lobos atenderá às normas da Regra 40 da Carta Olímpica. Essa norma, que rege sobre as proteções às marcas patrocinadoras do COI e dos Jogos Olímpicos, não permite que ações de concorrentes dos patrocinadores sejam feitas no período das Olimpíadas.

Como a ativação no Festival Olímpico Parque Time Brasil faz parte de uma ativação do COB e do COI, a Regra 40 pode ser aplicada. Sendo assim, a Live Park, gestora do parque e responsável também pelas atrações durante o festival, será obrigada a impedir que marcas concorrentes dos patrocinadores do COI e do evento tenham destaque dentro do Villa-Lobos.

Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, apenas o Cirque du Soleil, que já era uma atração contratada pela Live Park para esse período antes da assinatura com o Festival Olímpico, teve suas atividades mantidas.