Heineken fechará estação no Villa-Lobos durante Jogos Olímpicos

Heineken Station será inaugurada no próximo sábado (29), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP) - Divulgação / Heineken

A ação da Heineken no Parque Villa-Lobos ficará fechada para o público durante o período em que funcionará o Festival Olímpico Parque Time Brasil, maior ativação que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoverá no país.

A confirmação veio por meio de uma nota oficial divulgada pela Heineken após ser questionada pela reportagem da Máquina do Esporte sobre o funcionamento da Heineken 0.0 Station no parque durante os Jogos Olímpicos.

“A Heineken 0.0 Station no Parque Villa-Lobos oferecerá atividades de socialização, esporte e entretenimento aos visitantes todos os finais de semana até setembro, em programação que será revelada em breve com treinões, dicas de corrida, treinos de bikes, alongamentos, encontros de dança e DJs para animar o público, exceto entre 20 de julho e 11 de agosto devido a questões contratuais”, afirmou a empresa por meio de nota.

Entenda o caso

A confirmação do fechamento do espaço não constava no comunicado divulgado pela Heineken para anunciar o início das atividades, no último final de semana de junho. Na ocasião, a empresa apenas dizia que a estação abriria aos finais de semana a partir do dia 29 de junho até o mês de setembro.

A Máquina do Esporte questionou a empresa no dia 27 de junho, quando a matéria foi publicada em nossas mídias mostrando que a estação da Heineken conflitava com o espaço que seria montado pelo COB e que tem o patrocínio principal da Corona Cero, marca de cerveja sem álcool concorrente da Heineken e que é patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Apenas nesta quarta-feira (3 de julho) que a cervejaria de origem holandesa confirmou o fechamento da ativação durante o período de abertura do Festival do COB para os Jogos Olímpicos.

Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, a estação da Heineken não só ficará fechada como será coberta com tapumes, para evitar a exposição da marca dentro do parque no período do Festival Olímpico Parque Time Brasil.

Parque terá Regra 40

O veto à ativação da Heineken dentro do Parque Villa-Lobos atenderá às normas da Regra 40 da Carta Olímpica. Essa norma, que rege sobre as proteções às marcas patrocinadoras do COI e dos Jogos Olímpicos, não permite que ações de concorrentes dos patrocinadores sejam feitas no período das Olimpíadas.

Como a ativação no Festival Olímpico Parque Time Brasil faz parte de uma ativação do COB e do COI, a Regra 40 pode ser aplicada. Sendo assim, a Live Park, gestora do parque e responsável também pelas atrações durante o festival, será obrigada a impedir que marcas concorrentes dos patrocinadores do COI e do evento tenham destaque dentro do Villa-Lobos.

Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, apenas o Cirque du Soleil, que já era uma atração contratada pela Live Park para esse período antes da assinatura com o Festival Olímpico, teve suas atividades mantidas.

Sair da versão mobile