Encerrados no último domingo (8), os Jogos Paralímpicos de Paris alcançaram um bom desempenho junto ao público. O evento realizado na capital francesa totalizou 2,5 milhões de ingressos vendidos, segundo informações divulgadas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) nesta semana.
Este é o segundo melhor desempenho de venda de ingressos da história dos Jogos Paralímpicos, ficando atrás apenas da edição de 2012, realizada em Londres, no Reino Unido, quando foram comercializadas cerca de 2,7 milhões de entradas.
O público total só não supera Pequim 2008, quando foram vendidos 1,8 milhão de ingressos, mas houve a distribuição gratuita de outros 1,6 milhão pelo governo chinês.
Na somatória com os ingressos vendidos para os Jogos Olímpicos, porém, Paris 2024 estabeleceu um novo recorde, com aproximadamente 12 milhões de entradas comercializadas.
A marca anterior pertencia a Londres 2012, que tinha um total combinado de 10,9 milhões, sendo 8,2 milhões do evento olímpico.
Audiência
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 mobilizaram não apenas o público nos estádios e arenas, mas também nas transmissões esportivas.
Na França, o evento atingiu 48,8 milhões de espectadores, o que representa o dobro da audiência em comparação a Tóquio 2020.
Já o Channel 4, do Reino Unido, alcançou 18,5 milhões de pessoas (o equivalente a um terço da população do país) com a cobertura da última semana de competição.
A medalha de ouro da nadadora britânica Tully Kearney na final feminina dos 200 metros livres S5 foi assistida por 1,6 milhão de telespectadores na emissora, o que representou uma participação de 30,7% da audiência de TV, entre pessoas de 16 a 34 anos.
O Channel 4 alcançou uma participação linear de 12,8% entre o público dessa faixa etária com as transmissões dos Jogos Paralímpicos. A emissora obteve 1,7 milhão de visualizações no canal Channel 4 Sport no YouTube, onde disponibilizou até 18 transmissões simultâneas ao vivo e mais de 1.300 horas de cobertura dos Jogos.
A conta da emissora no TikTok também acumulou 16,7 milhões de visualizações, enquanto seu perfil no Instagram atingiu 2,5 milhões de usuários.
“Estamos muito entusiasmados com o fato dos Jogos Paralímpicos terem capturado a imaginação do público e, em particular, como as incríveis performances dos atletas paralímpicos da Grã-Bretanha tocaram os telespectadores mais jovens. Tentamos tornar esses Jogos os mais acessíveis possíveis para todos e mostrar a diversão e o drama deste evento brilhante. Hospedar as transmissões no YouTube tem sido um grande sucesso entre os espectadores e é fantástico ver o público migrando para nossa cobertura linear, streaming e social”, disse Pete Andrews, chefe de esportes do Channel 4.