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Panasonic segue Toyota e encerra patrocínio ao COI após 37 anos

Marca japonesa de eletrônicos era parceira do Comitê Olímpico Internacional desde 1987, antes dos Jogos de Seul 1988

Jogos de Paris 2024 foram os últimos a contarem com o patrocínio da Panasonic - Reprodução / YouTube (@PanasonicProjector)

A multinacional japonesa de eletrônicos Panasonic decidiu encerrar o acordo de patrocínio que possui com o Comitê Olímpico Internacional (COI) no fim deste ano. Com isso, chegará ao fim uma parceria de 37 anos, uma vez que a marca fechou pela primeira vez com a entidade em 1987, antes dos Jogos de Seul 1988.

Em um comunicado oficial, a Panasonic afirmou que “’revisa continuamente como o patrocínio deve evoluir com considerações de gestão mais amplas”. Até os Jogos de Paris 2024, recém-encerrados, a empresa apoiava o COI com tecnologias, produtos e serviços voltados para o segmento em que é especializada.

“Nos últimos 37 anos, adquirimos muitas experiências valiosas por meio das nossas atividades de patrocínio Top [nome dado ao programa principal de patrocínios do COI] e aprofundamos os nossos laços com os fãs do esporte e com atletas de todo o mundo”, afirmou Yuki Kusumi, presidente-executivo do Grupo Panasonic.

“Gostaríamos de expressar a nossa gratidão ao presidente Bach [Thomas Bach, presidente do COI] e ao COI, que têm sido nossos parceiros ao longo dos anos na construção de um mundo melhor por meio do esporte. Estamos muito honrados por ter apoiado o principal evento esportivo do mundo mais uma vez este ano em Paris com tecnologia de ponta, produtos, pessoal de gestão e outros serviços operacionais do grupo”, acrescentou.

De acordo com o site britânico SportsPro Media, o programa Top foi responsável por cerca de US$ 2,3 bilhões da receita total de US$ 7,6 bilhões alcançada pelo COI durante o último ciclo olímpico, ou seja, em torno de 30%. Não se sabe, no entanto, quanto desse valor equivale ao valor pago especificamente pela Panasonic.

“O COI compreende e respeita plenamente que o Grupo Panasonic tem de adaptar a sua estratégia empresarial. Portanto, esta parceria está terminando de forma respeitosa e amigável. O COI gostaria de agradecer à Panasonic e ao presidente-executivo do grupo, Yuki Kusumi, por quase quatro décadas de estreita parceria”, disse Thomas Bach.

Panasonic segue Toyota

Com o anúncio da saída da Panasonic, já são duas as marcas que deixam o programa Top do COI após Paris 2024. No fim de maio, de acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo, a Toyota informou à entidade que não renovará o contrato. O motivo seria uma insatisfação “com a forma como o comitê tem gastado o dinheiro do patrocínio”. No caso da montadora, o acordo terá durado apenas 8 anos.

Com as saídas de Toyota e Panasonic, o programa Top do COI deixa de ter 15 patrocinadores, caindo para 13. E a lista pode diminuir ainda mais, uma vez que outras três empresas, Atos, Bridgestone e Intel, ainda não se pronunciaram sobre uma possível renovação. Os três acordos expirarão até dezembro deste ano.

Por outro lado, as outras 10 marcas estão confirmadas para o ciclo de Los Angeles 2028. A lista conta com Airbnb, Alibaba, Allianz, Coca-Cola, Corona Cero, Deloitte, Omega, Procter&Gamble (P&G), Samsung e Visa.