Peak, Riachuelo, Havaianas e Mormaii: Entenda os uniformes do Time Brasil para Paris 2024

Riachuelo vestirá o Time Brasil na Cerimônia de Abertura de Paris 2024 - Alexandre Loureiro / COB

Na semana passada, quando o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os novos uniformes do Time Brasil confeccionados pela chinesa Peak, houve um burburinho nas redes sociais. Mas e a Riachuelo? E a Havaianas? E a Mormaii? Diferentemente de como todos estão acostumados no futebol, em que um time normalmente possui acordo com determinada fornecedora de material esportivo e ponto, no Time Brasil para Paris 2024 a estratégia foi montada de maneira diferente.

Sim, tem Riachuelo. Sim, tem Havaianas. Sim, tem Mormaii. E, sim, tem Peak. Isso porque as marcas de vestuário e acessórios serão usadas pelos atletas e membros da delegação em momentos diferentes nos Jogos Olímpicos. E a explicação está logo abaixo.

Logística das vestimentas

A delegação brasileira em Paris 2024 será composta por cerca de 700 pessoas, entre atletas, oficiais e staff. O COB é o responsável por definir quais e quantas camisas, shorts, agasalhos, calças, calçados e acessórios, entre outros itens, serão necessários para as respectivas missões. Após o levantamento de todos esses dados, é elaborada uma planilha de pedido, contendo a quantidade por tipo de peça, função e gênero para cada um dos fornecedores.

“O processo se inicia com o levantamento da estimativa das delegações em cada um dos Jogos no ciclo olímpico, assim como as proporções por gênero dentro das respectivas funções (atletas e oficiais). Na sequência, avaliamos as prioridades de cada uma das missões, baseados no clima e temperatura da cidade-sede, assim como os itens importantes para a delegação no enxoval”, revelou Joyce Ardies, gerente de operações internacionais e subchefe da Missão Paris 2024.

Peak

A empresa chinesa é a fornecedora oficial de material esportivo do COB para os Jogos Olímpicos. Isso significa que, na Vila Olímpica, nos locais de competição e no pódio, os atletas e oficiais estarão vestindo as peças confeccionadas pela marca.

“Com o foco em Paris, nós tivemos dois contêineres saindo da China no dia 22 de abril e chegando em Paris no início dessa semana. Algumas peças saíram diretamente de países da Europa e também já chegaram à capital da França”, afirmou Katherine Campos, líder de operações de uniformes do COB.

Serão mais de 50 mil peças da Peak em estoque para serem distribuídas nos Jogos Olímpicos. Ao todo, a previsão é de que sejam montadas e distribuídas cerca de 600 malas só com produtos da empresa.

Riachuelo e Havaianas

As duas marcas estarão com o Brasil na Cerimônia de Abertura, sendo a Riachuelo responsável pela vestimenta do desfile, e a Havaianas pelos calçados, os tradicionais chinelos brasileiros. A Riachuelo também será a roupa de viagem. Ou seja, todos os integrantes do Time Brasil entrarão em seus respectivos aviões rumo a Paris com as roupas desenhadas pela empresa brasileira que, hoje, também possui acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e produz os uniformes das seleções brasileiras da modalidade por meio de sua marca esportiva BodyWork.

Diferentemente da Peak, a distribuição das peças produzidas por Riachuelo e Havaianas precisa ser feita ainda no Brasil ou nos locais de partida de atletas e oficiais. Sendo assim, depois de receber tudo o que foi solicitado em seu depósito, o COB separa e envia as roupas dos atletas e oficiais das modalidades para as confederações, em endereços fornecidos pelos chefes de equipe. Para os oficiais do COB, os kits serão entregues na reunião de lançamento presencial, na próxima sexta-feira (21).

Mormaii

A Mormaii, por sua vez, é a responsável por fornecer os uniformes dos demais envolvidos na Missão Paris 2024. Anunciada em dezembro de 2022 como patrocinadora oficial dos esportes de praia do Time Brasil, a empresa forneceu material esportivo para os Jogos Sul-Americanos de Praia disputados em Santa Marta, na Colômbia, em 2023, e terá cerca de 130 malas com peças distribuídas em Paris.

Sair da versão mobile