A final da World Surf League (WSL) será disputada nesta segunda-feira (1º), e o Brasil poderá ampliar a hegemonia no esporte. Italo Ferreira e Yago Dora estarão entre os finalistas que entrarão no mar de Cloudbreak, em Fiji, a partir das 16h30 (horário de Brasília), com transmissão pela televisão fechada e na internet.
O Sportv 2 será o responsável por exibir as finais na TV fechada. Pela internet, a plataforma Globoplay exibirá a programação do canal mediante assinatura, enquanto a WSL transmitirá as disputas gratuitamente no YouTube.
Formato de disputa
O WSL Finals reúne os cinco primeiros colocados do ranking mundial. A primeira disputa será entre Italo Ferreira (5º) e o australiano Jack Robinson (4º). O vencedor enfrentará o norte-americano Griffin Colapinto (3º).
Quem vencer o segundo duelo encarará o sul-africano Jordy Smith (2º). Finalmente, o vencedor pegará Yago Dora (1º) na disputa que definirá o campeão mundial. É possível, portanto, que aconteça uma final brasileira em Fiji.
Entre os brasileiros, Italo Ferreira está em busca do bicampeonato mundial da WSL. Yago Dora, por sua vez, tentará conquistar o título pela primeira vez.
Pelo lado feminino, as disputas envolverão Bettylou Sakura Johnson (5ª) (EUA), Caroline Marks (4ª) (EUA), Caitlin Simmers (3ª) (EUA), Gabriela Bryan (2ª) (EUA) e Molly Picklum (1ª) (Austrália).
A princípio, todas as baterias acontecerão em Cloudbreak, mas é possível que a organização opte por uma mudança de local em algum momento por conta das condições de vento que podem prejudicar a formação das ondas.