Opinião

Gentileza gera gentileza... e negócios!

por Arthur Borelli - CEO da Think Sports
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Vender é um dom. E uma boa venda não se resume a simples assinatura de um contrato. Tudo parte de um primeiro contato que, em sua maioria, é frio. É preciso entender a real necessidade do cliente. É a construção de um relacionamento, algo que era comum e que normalmente se transformaria uma amizade até, após grandes negociações, tamanho o convívio.

Sou de uma geração (de uma época não tão distante, é verdade), que buscava oportunidades comerciais no Google. Pesquisas nos sites e pelos endereços de emails (@empresa.com.br), para um contato telefônico posterior. Nem sabíamos quem era a pessoa com quem faríamos contato. Mas os tempos mudaram e muito.

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O LinkedIn veio clarear isso. Hoje, sabemos exatamente quem cuida de qual área, temos informações sobre a empresa, detalhes que aceleram e facilitam os processo que, antes, eram feitos no escuro. Trata-se de uma economia enorme do tempo comercial, já que o contato é direto e a resposta, geralmente, também é rápida.

Há uma responsabilidade enorme de quem quer se conectar para oferecer seus produtos/serviços e é verdade que, muitas vezes, essa abordagem passa longe de ser planejada ou adequada. Também não há uma atuação positiva por parte daqueles que recebem. É claro que não estamos falando que, ao receber um contato, você deva comprar tal produto ou dar um direcionamento interno em sua empresa. Mas não dar atenção, sim. Não responder ao contato só prejudica este networking.

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A educação parte de cada um de nós. O profissional, independente do serviço, não está ali para brincadeiras. Nem pode. Ele pode errar, claro, todos estamos sujeitos a isso, mas ao não ter um retorno, é natural que daqui algum tempo a necessidade da venda somado ao despreparo faça destes canais, novos call centers.

Vale lembrar que, assim como está no DNA da área comercial garimpar o mercado para encontrar novos clientes, bons compradores também garimpam oportunidades que batam à sua porta em busca dos melhores negócios.

A única certeza é de que bons negócios começam com gentileza no contato e são conduzidos com educação durante o todo tempo. Responder uma mensagem em seu canal social profissional felizmente ou infelizmente se tornou obrigatório, principalmente porque ali você fala pela empresa e o negócio dela pode ser impactado. Cabe a cada um dar o seu melhor. Ser gentil não custa nada, mas pode custar caro.

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