Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Opinião / Opinião

Instagram reforça importância na produção de conteúdo

André Stepan - Especial para a Máquina do Esporte Publicado em 26/10/2020, às 11h51

Com a nova ferramenta e o interessante projeto proposto, o Instagram marca dois golaços. O primeiro deles, sem dúvida, é o oferecimento de uma nova – e valiosa – oportunidade de interação e aproximação entre clube e torcedor em um momento muito delicado, já que os estádios estão fechados para o público por conta da pandemia.


O segundo é mais um movimento de atualização da plataforma – nesta lista, cito as grandes transformações que aconteceram com o IGTV e os stories. O Instagram se mostra, mais uma vez, atenta ao consumo de comunicação nas redes sociais e lança o Reels para seguir crescendo. Com esta ação, deve ganhar ainda mais espaço no futebol brasileiro! E ele já é bem expressivo: se falarmos apenas de clubes, os 10 mais populares do país somam aproximadamente 27 milhões de seguidores.

No último mês de agosto, o Instagram lançou uma nova ferramenta: o Reels, que convida os usuários a criarem vídeos divertidos para compartilhar com os amigos ou qualquer outra pessoa na própria plataforma, oferecendo a chance de alcançar novos públicos globalmente. O Brasil foi um dos três países escolhidos para a fase de testes, ao lado de França e Alemanha; e depois o lançamento foi feito, simultaneamente, em 50 nações. No esporte, a ferramenta já apresenta projetos bem interessantes por aqui.

Em parceria com grandes times do futebol brasileiro, o Instagram lançou o É Gol no Reels, um projeto para estimular torcedores a comemorarem gols usando a ferramenta. O processo de criação, com a colaboração dos clubes, apresenta um grupo de DJs, produtores e coreógrafos para gerar celebrações originais de gols. As comemorações estão sendo postadas nos perfis oficiais de algumas das principais equipes do país.


No projeto, o Instagram já conta com as seguintes parcerias: Athletico, que convidou o ex-jogador Cocito para representá-lo; Botafogo, que viralizou nas redes com a dancinha da torcedora Samanta e do atacante Babi; Coritiba, que escolheu como representante o atacante Robson; Flamengo, que escalou Pedro e Arrascaeta para fazer a comemoração no perfil do time; além de Internacional e Palmeiras, que trouxeram os mascotes, e Red Bull Bragantino e Santos.

“A corrente de comemorações virtuais começa no Instagram dos times, por meio de um Reel estrelado por um representante escolhido pelo clube, entre eles mascotes, ex-atletas, torcedores famosos, criadores de conteúdo e até jogadores do elenco atual. Queremos estimular a comemoração do momento mais emocionante do futebol no Reels e reforçar a missão do Instagram como uma plataforma de expressão que conecta as pessoas com tudo que elas amam”, disse Pitter Rodriguez, Gerente de Parceria de Esportes do Facebook no Brasil.


“Lançamos a ferramenta há pouco tempo, e ainda não temos dados para compartilhar, mas podemos dizer que observamos movimentações interessantes com Reels em todos os lados, tanto de clubes, como de atletas e incluo também os torcedores. Vale a pena dar uma conferida nos reels de comemoração de gol dos principais times do Brasil e clicar na atribuição de áudio para ver a movimentação dos torcedores reproduzindo as comemorações”, completou Pitter.