Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Opinião / Falta de segurança

Opinião: Alô, segurança! Por onde andas?

Rosana Fortes conta a experiência traumática de ser assaltada à mão armada em rua movimentada da capital paulista

Rosana Fortes, especial para a Máquina do Esporte Publicado em 02/09/2021, às 08h20

Renan Bossi
Renan Bossi

Na semana passada, vivi na pele a traumática experiência de ter a minha liberdade colocada à prova. Enquanto estacionava meu carro nas proximidades de um dos parques mais elitizados da cidade de São Paulo, com a minha bicicleta recém-comprada (e ainda sem seguro), fui roubada. Levaram o carro, a bicicleta que estava presa a um suporte, celular e mochila com muitos acessórios para ciclismo e natação, modalidade que praticaria na sequência do treino de pedal. Fiquei literalmente descalça, no meio da rua, em busca de socorro. Uma cena devastadora.

Eram 8h da manhã de uma terça-feira, em uma rua bem movimentada de um dos bairros com metro quadrado mais caros da cidade. Nada que tenha intimidado a dupla que se aproximou armada há menos de um quilômetro de um dos locais mais seguros e movimentados para o ciclista paulistano, a Ciclovia da Marginal Pinheiros.

Depois de passar um dia entre bloqueios de documentos, compra de um novo celular e registro do ocorrido em uma delegacia, cheguei à minha casa completamente exausta, mas com a certeza de que eu precisava dividir o que havia vivido com a comunidade do esporte. Sabia que deveria fazer um relato dessa manhã trágica, que pudesse alertar os ciclistas da região sobre alguns cuidados extras a serem tomados.

Quando estava na loja da minha operadora, aguardando o trâmite do novo celular, conheci um triatleta que havia passado pela experiência de um furto na manhã anterior. Ele me contou que, como muitos outros dias, foi fazer seu treino de corrida bem cedo no Parque do Ibirapuera. Descreveu que, enquanto fazia a volta na pista principal, passava a todo momento pelo estacionamento dentro do parque, de onde conseguia avistar o seu carro. No entanto, ao acabar o treino, encontrou o carro arrombado, sem dois laptops, celular e um HD com o backup de uma vida, incluindo, além de muito material de trabalho, fotos de toda a sua trajetória com a esposa. Ele estava em frangalhos!

Conversamos durante um tempo sobre a falta de segurança na cidade, agravada por todas as questões relacionadas diretamente à pandemia, como o aumento do desemprego e da violência urbana. Mas o que mais norteou a nossa conversa foi a falta de segurança que nós, atletas amadores, encontramos nos nossos treinos diários, na nossa fuga de uma vida tão corrida, no nosso respiro em meio aos caos.

Trabalho em uma empresa global, com meus pares espalhados pelas grandes capitais mundiais. A violência urbana não é uma particularidade somente daqui. Mas a quantidade de vezes que temos ouvido relatos de ocorridos na nossa bolha "do bem" do esporte é assustadora! Pensar duas vezes antes de sair para uma corrida despretensiosa, não conseguir tirar o telefone do bolso com medo de despertar olhares maliciosos, ter que estar sempre "em bando", tudo isso é completamente contraditório com a liberdade que muitos de nós buscamos no esporte.

E o que podemos fazer? Durante os últimos dias, pensei muito em um movimento aproveitando os inúmeros criadores de conteúdo e influenciadores digitais do esporte em prol da segurança dos nossos locais de treino. Mapeamento dos lugares mais frequentados nas grandes cidades com "nota" dada pela comunidade sobre a segurança por ali, sugestões de dicas básicas, etc. são algumas ideias.

Recebi uma enxurrada de mensagens depois do ocorrido. Muitos "obrigados" pelo compartilhamento de um momento tão delicado, mas que pode servir de alerta e, quem sabe, ajudar a chamar atenção para os que circulam por ali, pela tal rua do metro quadrado caríssimo da cidade.

Por aqui, fico na torcida por dias melhores.

Rosana Fortes é country manager do Strava no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte