Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Opinião / Kleber Borges

Opinião: Estamos realmente prontos para o retorno?

Kleber Borges, especial para a Máquina do Esporte Publicado em 11/06/2021, às 20h13

Imagem Opinião: Estamos realmente prontos para o retorno?
Kleber Borges é presidente da Arena de Pernambuco
Divulgação

Vivemos um momento de incertezas em relação ao retorno de público aos eventos esportivos e, em meio a esse cenário, me preocupa a manutenção e infraestrutura de milhares de instalações esportivas públicas e privadas em todo o país, fechadas ou subutilizadas devido à pandemia.

Em sua grande maioria, não existe nenhum tipo de recurso advindo de patrocínios ou apoios, equipe de manutenção e, por falta de planejamento, essas instalações sobrevivem apenas da arrecadação de ingressos, aluguéis ou investimento público, que nem sempre são suficientes para a manutenção da operação de dia a dia. Em outros casos, as verbas públicas e patrocínios foram cortados ou renegociados devido à crise financeira.

É um período de extrema dificuldade para manter esses ambientes esportivos com qualidade.

Porém, está mais perto do que longe o retorno de público às nossas quadras, ginásios, estádios e arenas em todo país. Mas será que essas instalações estão preparadas para esse retorno depois da maior crise mundial de todos os tempos? Existe algum plano de retorno? Será que todos os laudos e alvarás estão em dia? Haverá funcionários suficientes para a demanda que nos espera? Ou só pensaremos nisso quando for de fato liberado o retorno do público?

Gestor esportivo, acredito que agora seja indispensável reunir sua equipe e criar o seu planejamento de retorno. Entender e seguir os novos protocolos, procurar os órgãos competentes para legalizar, buscar parceiros comerciais que possam melhorar as estruturas através de permuta, procurar melhorias para sua instalação.

Nunca é tarde para pedir apoio a associações, especialistas do setor, voluntários, professores e alunos de universidades. Ouvir suas sugestões, avaliar o que pode ser aplicado e possível para sua instalação.

Não perca mais tempo! Esteja preparado para a demanda que está por vir.

Kleber Borges é diretor presidente da Arena de Pernambuco