Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Opinião / Kleber Borges

Opinião: A importância da gestão de instalações esportivas

Kleber Borges mostra como dia a dia da gestão de instalações deve ser pensado antes da obra

Kleber Borges, especial para a Máquina do Esporte Publicado em 31/08/2021, às 07h24

Arena de Pernambuco foi um dos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014 - Divulgação
Arena de Pernambuco foi um dos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014 - Divulgação

Todas as cidades contam com clubes, associações ou agremiações que possuem ou gerem algum tipo de instalação esportiva pela qual são responsáveis​, seja por aluguel, propriedade ou licenciamento.

Dar a certeza de que essas instalações estão sendo mantidas em boas condições de funcionamento ou que atendam a todos os procedimentos necessários, bem como às demandas da instituição, requer que as mesmas sejam administradas por uma equipe disciplinada, capacitada e em constante treinamento.

A gestão de instalações está em constante evolução no ambiente esportivo atualmente. Todas as instalações estão em um mercado competitivo não apenas com outros esportes, mas com atividades de lazer e culturais que competem pelos interesses do mesmo público. Portanto, é importante que seus gestores sejam proativos no fornecimento e manutenção das melhores condições possíveis, e ofereçam o máximo de benefícios aos seus usuários.

Infelizmente, algumas instituições procuram oportunidades de reconstrução sem se preocupar com os custos associados ao gerenciamento de uma instalação, ou como projetos alternativos e/ou modificações em sua infraestrutura podem reduzir os custos operacionais.

É importante que o gerenciamento de instalações garanta as melhores condições possíveis, mantendo, reparando, atualizando ou melhorando os ativos de suas instalações para apoiar os objetivos principais da instituição.

Não há sentimento pior do que ir a um local concebido para a prática esportiva e descobrir que tudo está quebrado, parece velho ou está sujo. Esse tipo de experiência desencoraja o crescimento e a retenção de clientes, e oferece um reflexo negativo para a instalação e para a comunidade.

O fato de gerenciar uma instalação pode parecer uma tarefa muito difícil do ponto de vista de tempo e esforço, bem como das possíveis demandas financeiras. Cada vez se faz mais importante que entidades dirigentes, como federações e confederações, cobrem planos de gerenciamento de instalações para garantir a prestação de serviços, a resposta às mudanças de tendências e, o mais importante, a sustentabilidade na comunidade.

Ter orgulho de suas instalações também contribui muito com o crescimento de uma localidade. Quando todos os seus colaboradores, funcionários e visitantes têm respeito por suas instalações, torna-se um esforço conjunto contribuir para manter esses padrões.

Kleber Borges é diretor-presidente da Arena de Pernambuco e escreve mensalmente na Máquina do Esporte