Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Opinião / Luis Ferrari

Opinião: A retomada nas pistas brasileiras

Com aumento das transmissões na TV e volta do público, esporte a motor ganha força no país

Luis Ferrari, especial para a Máquina do Esporte Publicado em 20/10/2021, às 08h49

Stock Light fechou acordo com RedeTV! e será exibida ao vivo em TV aberta até o final do ano - Duda Bairros / Stock Car
Stock Light fechou acordo com RedeTV! e será exibida ao vivo em TV aberta até o final do ano - Duda Bairros / Stock Car

A menos de um mês da realização do GP São Paulo de F1, com previsão de casa cheia em Interlagos após um ano de hiato da categoria rainha no Brasil, pipocam anúncios interessantíssimos no mercado brasileiro de esporte a motor.

São sinais claros de que a retomada pós-pandemia já está em andamento.

No último final de semana, a Porsche XP Private Cup revelou para seus pilotos em Goiânia o conceito da All-Star Race. O evento acontecerá em Interlagos no domingo do GP de F1, 14 de novembro, e terá como prêmio um Porsche 718 Spyder novo, avaliado em R$ 739 mil. Será o maior prêmio do automobilismo nacional em 2021. Na mesma ocasião, foi avisado também que a prova de encerramento da temporada, novamente em Interlagos, será aberta ao público em dezembro.

Além disso, na última segunda-feira (18), a Stock Car anunciou que as corridas da Stock Light passam a ser exibidas ao vivo em TV aberta pela RedeTV! a partir do próximo final de semana, com a etapa no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). É mais um passo importantíssimo para pulverizar a audiência e promover exposição das marcas presentes nas corridas.

Seja em TV aberta ou fechada, a temporada 2021 proporciona uma vitrine inédita e ampla para o esporte a motor.

Já foi mencionado o formidável trabalho da Band tratando como merece a F1 e, na esteira, as principais categorias brasileiras: Stock Car, Porsche Cup e Copa Truck. No canal a cabo, o BandSports, a emissora paulista acelera ainda mais, com F2, F3, Copa Shell HB20, GT Sprint Race, Império Endurance Brasil e até mesmo Ultimate Drift e Turismo Nacional na tela.

Outra bela novidade de 2021 foi a TV Cultura, que abraçou as transmissões da Indycar e ainda proporcionou, em combinação com o SporTV, um aumento de 286% da audiência da Fórmula E no Brasil em comparação com o ano anterior. A emissora será a casa também da “Cascavel de Ouro”, dando visibilidade nacional à tradicionalíssima prova que manda para a pista dezenas de carros no próximo dia 31 de outubro.

E não para por aí. Além dos já destacados esforços com a Fórmula E e da exibição com exclusividade das novíssimas Extreme E e W Series, os canais SporTV seguem transmitindo Stock Car, Porsche Cup e Copa Truck.

Já os canais Disney também dinamizaram sua grade de motor. Além da tradicional exposição das categorias nacionais da Nascar, IMSA, WEC, MotoGP e Rally Dakar, agregaram também as transmissões da temporada inaugural do TCR South America e do WRC, pela primeira vez ao vivo no Brasil pela plataforma de streaming Star+.

Outras boas notícias vieram do universo do automobilismo virtual, que conseguiu surfar bem a onda do recolhimento domiciliar da audiência imposto pela pandemia para alcançar uma visibilidade inédita. A Stock Car, por exemplo, enfim tem seu carro disponível no iRacing, plataforma de simulação mais realística e profissional disponível no mercado. Que seja o passo final para o lançamento de seu campeonato virtual, iniciativa que patina há dois anos sem sucesso.

Já a Porsche Cup, que realiza desde 2019 seu campeonato de automobilismo virtual, está promovendo nesta semana a etapa inaugural da edição 2021. Mais uma vez, os campeões dos simuladores serão agraciados com experiências em carros esportivos e de competição do mundo real, gerando a efetiva integração entre as plataformas real e virtual.

Luis Ferrari é sócio-fundador da Ferrari Promo, agência-boutique especializada em relações públicas no esporte a motor, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte