Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Opinião / Streaming

Opinião: Schumacher e os bastidores

Novo documentário da Netflix conta a vida pouco conhecida do ex-piloto de Fórmula 1

Luis Ferrari, especial para a Máquina do Esporte Publicado em 20/09/2021, às 08h26

Michael Schumacher foi o primeiro piloto a se tornar heptacampeão na história da Fórmula 1 - Reprodução / Netflix
Michael Schumacher foi o primeiro piloto a se tornar heptacampeão na história da Fórmula 1 - Reprodução / Netflix

O documentário sobre o heptacampeão Michael Schumacher na Netflix é um conteúdo mandatório para os amantes do automobilismo. Mas o principal mérito do filme é transcender as fronteiras das pistas, proporcionando entretenimento de primeira linha também para quem não é fã de corridas.

A trajetória do filho de zelador de kartódromo que pegava pneus no lixo para correr de kart e, com muito profissionalismo e dedicação, virou o maior de todos os tempos na F1 é a típica jornada do herói digna de um longa-metragem.

Além de relatar a ascensão meteórica do atleta, o documentário endereça de forma singela o “Schumacher família” e apresenta detalhes de uma faceta inédita do heptacampeão.

Herói de um tempo anterior à exposição massiva em mídia social, tímido e reservado em sua vida familiar, o alemão sempre foi avesso a produções de lifestyle. Mas os depoimentos de seus familiares no filme humanizam o piloto, contando a história de mais um pai de família cujo prazer maior era voltar do trabalho – no caso, um extenuante GP de F1 – e brincar com seus filhos por horas e horas.

Assim como o grande documentário sobre Schumacher, os conteúdos de esporte a motor da Netflix são vitrines fantásticas para o automobilismo. O "Drive to Survive", por exemplo, descortinou os bastidores da F1, valorizando por igual todas as equipes, pilotos e, consequentemente, seus patrocinadores. Além disso, nomes históricos das pistas, como Ayrton Senna e Juan Manuel Fangio, também têm seus conteúdos dedicados na plataforma.

A rota está posta. Agora, aguardamos um projeto voltado para o automobilismo nacional na plataforma.

Luis Ferrari é sócio-fundador da Ferrari Promo, agência-boutique especializada em relações públicas no esporte a motor, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte