A Adidas confirmou que conversa com Bjorn Gulden, principal executivo da Puma, sobre a possível substituição de Kasper Rorsted como CEO da empresa. O executivo dinamarquês ocupa a função na Adidas há seis anos. Em 2020, teve o contrato renovado por mais seis, mas o anúncio de sua saída foi feito de forma inesperada no último mês de agosto.
A declaração da Adidas seguiu o anúncio da Puma de que promoveria Arne Freundt para se tornar presidente do conselho de administração e novo CEO da empresa.
Freundt, que trabalha para a Puma há mais de uma década, iniciará um contrato de quatro anos em 1º de janeiro. O executivo é membro do conselho de administração como diretor comercial desde junho de 2021.
Na ocasião em que anunciou a saída de seu principal executivo, a Adidas não deu nenhuma razão para a mudança repentina. No comunicado, a empresa de material esportivo apenas disse que o CEO e o conselho da empresa “concordaram mutuamente” que ele entregaria o cargo “durante 2023”.
O mandato de Gulden como membro do conselho de administração da Puma expira no final de 2022, momento em que Rorsted estará deixando a Adidas.
Sem justificativa
Rorsted tornou-se CEO da Adidas em 2016 e supervisionou um período turbulento na história da empresa. No entanto, não havia indicações de que a marca estivesse insatisfeita com seu desempenho. Em 2020, a multinacional alemã concordou em estender seu contrato até 31 de julho de 2026.
Vale destacar que a imprensa alemã já afirmou que, apesar das especulações em torno do novo CEO da Adidas, Gulden não poderia deixar a Puma e assumir um cargo na concorrente devido a uma cláusula em seu contrato de trabalho.
Rivalidade histórica
Historicamente, Adidas e Puma têm grande rivalidade. Adolf Dassler, apelidado de Adi, fundou a Adidas, que é uma contração com suas duas iniciais. Já a Puma foi fundada por Rudolf Dassler, seu irmão mais velho, que utilizou o apelido pelo qual era conhecido (Puma) para batizar a empresa.
Ambas as marcas nasceram em Herzogenaurach, município próximo a Nuremberg, e mantêm suas sedes na pequena cidade da Baviera que, atualmente, possui pouco menos de 25 mil habitantes.