Pelo segundo ano consecutivo, a Afro Esporte, sportech de tecnologia e inovação digital voltada para atletas negros e LGBT+, e a Decathlon firmaram parceria para promover capacitação e aproximar esportistas amadores e profissionais de grupos identitários ao mercado esportivo.
Em ano de Copa do Mundo Feminina, o programa Afro Esporte Fund II selecionará dez atletas negras, amadoras ou profissionais, que estão em início de carreira ou em ascensão no futebol para ajudar a desenvolver branding pessoal como produto capaz de gerar renda e criar oportunidades.
“O empreendedorismo afro esportivo vem tomando força no mundo. A nível global temos a tenista Serena Williams que criou a Serena Ventures, para apoiar startups lideradas por mulheres e pessoas negras, o multicampeão da F1 Lewis Hamilton, que financia ações para aumentar a representatividade negra na Fórmula 1”
Mia Lopes, CEO da Afro Esporte
Com a iniciativa, a Afro Esporte, além de fortalecer o futebol feminino, quer mostrar que existem vários caminhos possíveis para a criação de negócios dentro do esporte, como o desenvolvimento e posicionamento de marcas pessoais por meio de vários canais de divulgação, incluindo redes sociais, com o objetivo de gerar um maior alcance no digital.
“Trazendo para o Brasil, temos Ronaldo à frente do Cruzeiro, Spider, os irmãos Nogueira e outros tantos lutadores que criaram rede de academias. Mas até chegar nesse nível de visibilidade, nas periferias do Brasil, atletas fazem rifas, vendem marmita, brigadeiro, leiloam medalhas… tudo para custear suas carreiras e pagar contas”, completou.
As interessadas podem se inscrever entre até o dia 21 de julho através do site oficial do programa. Uma banca formada por representantes da Afro Esporte e da Decathlon, contendo esportistas e empreendedores do setor, farão a seleção.
Entre integrantes da banca estão as jornalistas esportivas Raphaelle Serafim e Jordana Araújo; Ana Cristina, presidente do Instituto Cades; a jogadora de futsal Neide Oliveira, a jogadora de futebol Cris Rozeira e Maria Teresa Publio Dias da Soul Brasil Esportes. O resultado das dez atletas escolhidas será divulgado no dia 27 de julho e o início das atividades de mentoria ocorrem a partir do dia primeiro de agosto.
“Acreditamos que o esporte pode, e deve, ser um grande aliado para avançarmos nas grandes desigualdades que vivemos em nosso país. Nesse sentido, a parceria com a Afro Esporte traduz exatamente o nosso desejo mais profundo de, cada vez mais, ampliar o acesso ao esporte a todas as pessoas e contribuir com uma sociedade mais igualitária”
Liana Kerikian, diretora de Marketing e Comunicação da Decathlon Brasil
As esportistas selecionadas vão contar com treinamentos e mentorias durante um mês. O programa abordará temas como letramento racial, branding, produção de conteúdo, produtos, finanças pessoais, comunicação e saúde mental. Além disso, todas receberão uma ajuda financeira para apoiar sua carreira.
O programa ainda se encerrará com um Media Training Day, em que as participantes terão a experiência de um treinamento especial com simulação de entrevistas e sessão de fotos profissionais para usarem em suas divulgações pessoais com produtos da Kipsta, marca de futebol da Decathlon.
No mesmo dia, também haverá uma partida de futebol entre as participantes, colaboradores da Decathlon e outras mulheres para celebrar o encerramento do programa.