Agosto é um mês marcante para os brasileiros aficionados em games. Há 10 anos, mais precisamente em 9 de agosto de 2012, o League of Legends (LOL) chegou para se converter, até os dias atuais, em um dos jogos eletrônicos mais populares do país, fama que é alavancada por uma comunidade apaixonada de jogadores e fãs, que continua a crescer.
Para celebrar esse marco, a Riot Games desenvolveu uma campanha que busca homenagear os principais responsáveis pelo sucesso do LOL: os fãs do jogo. A ação traz um vídeo de retrospectiva que mostra personagens e acontecimentos que marcaram essa década.
Nos três minutos de duração do vídeo, estão reunidas jogadas inesquecíveis, falas que mais repercutiram na comunidade, jargões e memes que viralizaram, personalidades que se destacaram e episódios que inflamaram a torcida e os fãs no Brasil.
Alegria do “fã raiz”
O “fã raiz” terá a chance de rever o Circo de Soled do YoDa, a primeira edição do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) em 2012 e muitas outras passagens marcantes.
“Esse vídeo comprova que o LOL não é apenas um jogo, ele traz muitas conexões entre seus jogadores, gerando um sentimento de orgulho entre os que fazem parte dessa comunidade. Nos últimos 10 anos, o jogador brasileiro foi o grande responsável por transformar o LOL em um estilo de vida, através de seus encontros, memes, histórias e influenciadores”, afirmou Diego Martinez, gerente geral da Riot Games no Brasil.
“Em todas as nossas ações, desde o desenvolvimento de jogos e transmissão de campeonatos de e-Sports até as muitas outras experiências que produzimos, o foco está sempre nos jogadores e fãs. Nos desafiamos todos os dias para levar alegria, conteúdo inovador e criativo e, claro, autêntico à experiência do League of Legends, porque respeitamos e celebramos os jogadores”, disse Nicolo Laurent, CEO da Riot Games.
Grafites LOL BR X
A celebração dos 10 anos do LOL no Brasil inclui grafites alusivos ao game em capitais como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. As obras têm assinatura de artistas parceiros e homenageiam os personagens mais utilizados pelos jogadores nas respectivas cidades. Elas também trazem os Summoner Names (uma espécie de nickname no jogo) de alguns jogadores que estão ativos no servidor desde 2012, bem como suas conquistas e personagens com os quais mais jogaram.
Na capital paulista, o mural fica no cruzamento da Avenida 23 de Maio com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O trabalho é do artista Bruno Mota, reconhecido na cena paulista de grafite e ilustração, com forte influência da estética urbana e da cultura pop e oriental. A obra faz referências aos campeões Yasuo e Yone, os mais utilizados pelos jogadores de LOL em SP, além de prestigiar personagens como Tibers e Vi.
Já no Rio de Janeiro, o local escolhido para o grafite comemorativo foi o Largo da Prainha, na zona sul. O autor é o grafiteiro Acme, que assina obras em vários países e estados brasileiros, com participação em acervos permanentes como o do Museu Histórico Nacional, do Museu do Folclore e do Museu da Favela (RJ), do qual é sócio-fundador. A Praça do Redentor, no bairro de São Francisco, é o ponto de Curitiba que recebe o mural da designer e ilustradora Marcella Calado, que busca inspiração no universo feminino.
Conteúdos in-game
A comemoração do aniversário de 10 anos do LOL também terá diversos conteúdos in-game para os fãs. Jogadores brasileiros terão três missões exclusivas no jogo, que, ao serem concluídas, entregarão recompensas como ícones e emotes gratuitos no Brasil. Essas missões já estão disponíveis no país e permanecerão até o dia 21 de setembro.
“Esses itens exclusivos foram inspirados em momentos marcantes desta década de League of Legends no Brasil, traduzidos na forma de memes e expressões viralizadas pelos fãs, isto é, mais uma forma de enaltecer a importância do engajamento e envolvimento da comunidade para o LOL ser o que é”, explicou Diego Martinez.