Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Depois do Metaspeed Sky...

Asics adianta lançamento do Metaspeed Edge, tênis para performance no running

Redação Publicado em 17/08/2021, às 12h37

Imagem Asics adianta lançamento do Metaspeed Edge, tênis para performance no running

A Asics adiantou o lançamento do segundo modelo de seus tênis com placa de carbono para alta performance no running, o Metaspeed Edge, que era esperado apenas para meados de setembro. A partir desta segunda-feira (16), o modelo pode ser adquirido com exclusividade no e-commerce da marca por R$ 1.799,99.

A chegada do Metaspeed Edge segue o lançamento do Metaspeed Sky, realizado em março deste ano. Segundo a fabricante japonesa, cada um foi cientificamente projetado para um tipo distinto de estilo de corrida. O novo tênis de corrida ajuda os atletas de elite pelo fato de não precisarem mais ajustar seus estilos de corrida para o tênis que usam. A ideia da Asics é justamente oferecer um tênis de alto desempenho que se adapta ao corredor ou corredora, não o contrário.

De acordo com a marca, os testes iniciais já mostraram que o Metaspeed Edge pode ajudar a reduzir o número de passos para um corredor terminar uma maratona em cerca de 2,6%, dando aos atletas de elite a oportunidade de atingir o desempenho máximo. Isso porque o modelo foi projetado especialmente para atletas de estilo cadência, ajudando a estender o comprimento da passada e, assim, melhorando a eficiência geral na corrida.

Divulgação / Asics

A história do design exclusivo por trás do novo calçado se concentra em uma visão descoberta pela primeira vez por cientistas do Instituto da Ciência do Esporte da Asics (ISS, na sigla em inglês). Eles reconheceram que o tipo de calçado que impulsiona os mais rápidos do mundo estava favorecendo apenas um tipo de corredor, os corredores do tipo stride, aqueles com uma marcha longa, com longos períodos no ar, que aumentam sua velocidade ao estender o comprimento da passada.

A pesquisa da Asics, no entanto, mostrou que esses calçados não suportam totalmente os atletas de elite que preferem o estilo cadência, com passos menores feitos ao pairar sobre o solo com movimento mínimo para cima e para baixo. Crucialmente, esses corredores aumentam sua velocidade ao estender o comprimento da passada e aumentar o número de passos que dão por minuto.

Com base na descoberta de que os atletas têm melhor desempenho ao correr com tênis otimizados para seu estilo de corrida, a marca criou o Metaspeed Edge para ajudar aqueles com estilo cadência a atingir o desempenho máximo.

"O Metaspeed Edge é o principal exemplo da abordagem centrada no ser humano da Asics para a inovação. Fornecer aos corredores de estilo cadência um calçado otimizado para seu estilo de corrida pela primeira vez é nosso privilégio. Esperamos que o calçado não apenas estimule esses atletas a novos níveis de desempenho, mas também os mantenha mais protegidos", resumiu Kenichi Harano, diretor executivo e gerente geral sênior do ISS.