Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Marca

CBRu apresenta nova identidade visual para seleção feminina

Redação Publicado em 24/05/2021, às 23h26

As Yaras, a seleção brasileira feminina de rúgbi, terá uma nova cara. A confederação da modalidade (CBRu) apresentou nesta segunda-feira (24) as imagens e um vídeo-manifesto para lançar a identidade visual que será usada a partir de agora pela equipe.

O conteúdo foi divulgado nas redes sociais da CBRu, com o apoio do Bradesco; a empresa á patrocinadora da entidade há 11 anos. O manifesto foi criado pelas próprias atletas, que atuavam com o escudo do time masculino, mesmo com a criação da marca Yaras em 2013.

“A história da escolha do nome ‘Yaras’, da nova identidade, é uma história de coragem e coletividade das mulheres do rugby brasileiro. Uma história de reconhecimento que não foi pedido, foi conquistado. As atletas criaram um nome, um símbolo que representava o coletivo, criaram um uniforme de forma completamente independente e começaram a vender para trazer receitas ao grupo. Estamos agora dando o destaque para esse processo. Acredito que todos nós temos que reconhecer e honrar esse movimento”, destacou a CEO da CBRu, Mariana Miné.

O lançamento do novo conceito do time feminino contou até com música-tema: Minha Força, da cantora Kaê Guajajara. Para criar a identidade visual, as jogadoras fizeram encontros online até chegarem a uma ideia definida.

Na mitologia tupi-guarani, Yara é uma guerreira, filha de Pajé, que se refugiou nos rios amazônicos. A nova identidade foi inspirada no nome do time. Segundo as jogadoras, o conceito está ligado à coletividade, “traço comum entre a cultura dos povos indígenas e os princípios do rúgbi”.

“A essência de ser uma Yara é ter a consciência de que precisamos uma das outras para vencer nossos desafios e sonhar com mais conquistas. Esse reconhecimento é muito importante para esse grupo de mulheres que construiu identidade própria em um esporte que ainda é considerado essencialmente masculino”, contou Isadora Cerullo, atleta do time.

A coleção com a nova identidade visual foi criada pelo designer Liam Piacente, seguindo o guia de marca da CBRu. Os uniformes são confeccionados pela KickBall, patrocinadora da entidade. As peças estarão à venda por meio da loja virtual da confederação.