A World Surf League (WSL) definiu o calendário do Championship Tour 2023, que terá dez etapas, no masculino e no feminino, e será o principal atalho para atletas do surfe em busca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
O Championship Tour 2023 terá início em 29 de janeiro, com o Billabong Pro Pipeline, em Banzai Pipeline, no Havaí (EUA). De 20 a 30 de abril, durante o Margaret River Pro, em Margaret River (Austrália), será feito o corte na elite, de 36 para 24 homens e de 18 para 12 mulheres.
Etapa brasileira e retorno ao Surf Ranch
A etapa brasileira Rio Pro (oitava do circuito), apresentada pela Corona e realizada em Saquarema (RJ), será entre os dias 23 de junho e 1º de julho, na Praia de Itaúna. No total, o Championship Tour 2023 da WSL visitará sete países.
No calendário divulgado, vale um destaque também para a sexta etapa, em 27 e 28 de maio, que marca a volta da competição ao Surf Ranch, construído a 160km do mar, no interior da Califórnia (EUA).
“O calendário de 2023 oferece a melhor plataforma possível e continuará impulsionando o melhor surfe do mundo. Foi incrível ver as mulheres voltarem a competir no Taiti depois de 16 anos e, em 2023, todas as etapas serão combinadas com as categorias masculina e feminina novamente e com igualdade na premiação para homens e mulheres”, afirmou Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL.
Paris 2024
O ranking final das dez etapas da temporada regular, começando no Billabong Pro Pipeline e terminando no Shisheido Tahiti Pro, indicará 18 das 48 vagas do surfe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo 10 homens e 8 mulheres.
“Após o momento incrível e os marcos históricos que atingimos em 2022, seguiremos construindo nossa plataforma global para progredir e elevar o surfe profissional em todo o mundo. Testamos o novo formato do circuito pela primeira vez esse ano e fortaleceremos ainda mais o esporte por meio do Championship Tour totalmente combinado no próximo ano, que também vai classificar os primeiros 18 surfistas para os Jogos Olímpicos de 2024”, disse Erik Logan, CEO da WSL.
O Rip Curl WSL Finals, que definirá os grandes campeões da temporada, será disputado em Lower Trestles, na Califórnia (EUA), entre 7 e 15 de setembro. O brasileiro Filipe Toledo e a australiana Stephanie Gilmore são os atuais detentores do título mundial.
No momento, as atenções do esporte estão voltadas para o Challenger Series, que definirá os últimos integrantes para a elite do Championship Tour 2023. A próxima etapa será o EDP Vissla Pro Ericeira, de 1º a 9 de outubro, em Portugal. Em seguida, será a vez do Corona Saquarema Pro, apresentado pelo Banco do Brasil, entre os dias 1º e 8 de novembro, na Praia de Itaúna.