Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Off-Road

Circuito XTerra fecha patrocínio com Enel Distribuição Rio e anuncia novo calendário

Prova terá patrocínio de empresa de energia e calendário até o final do ano

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 26/08/2021, às 13h15 - Atualizado em 30/08/2021, às 09h49

XTerra acontece há 16 anos no Brasil - Divulgação
XTerra acontece há 16 anos no Brasil - Divulgação

O Circuito XTerra, festival de esportes off-road que compreende provas de trail run, mountain bike, maratona aquática, duatlo, triatlo e endurance, fechou um patrocínio com a Enel Distribuidora Rio para o restante do ano de 2021. O aporte foi feito com o uso da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

O circuito ainda aproveitou para divulgar o novo calendário para 2021, com a volta das provas após uma longa paralisação por conta da pandemia de Covid-19. Ao todo, já são cinco etapas confirmadas até o final do ano: Tiradentes (MG), em 2 e 3 de outubro; Paraty (RJ), em 23 e 24 de outubro; Itabira (MG), em 20 e 21 de novembro; Ilhabela (SP), em 27 e 28 de novembro; e Niterói (RJ), em 11 e 12 de dezembro.

Vale ressaltar que as etapas de Itabira (MG) e Niterói (RJ) são estreantes no circuito, e a de Ilhabela (SP) será uma etapa mundial. Com relação ao patrocínio da Enel, a parceria será focada especialmente nas etapas de Paraty e Niterói, pelo fato de serem no Rio de Janeiro, área de concessão da empresa.

“É muito importante para o XTerra poder contar com um grupo que está alinhado ao nosso propósito de desenvolvimento econômico e social, com responsabilidade ambiental e educacional, utilizando o esporte como plataforma de comunicação. Juntos, vamos desenvolver experiências que vão além do esporte e proporcionar oportunidades únicas ao nosso público e às regiões que recebem as etapas. Estamos muito satisfeitos com a nova parceira e esperamos que ela seja duradoura para o desenvolvimento de todo um ecossistema”, celebrou Bernardo Fonseca, CEO da X3M, agência que organiza o circuito.

Além do novo calendário, a pausa forçada ainda serviu para o XTerra investir em novas ações de relacionamento com o cliente através do Club Virtual, por exemplo, que traz desafios gamificados e mantém um diálogo com os atletas durante todos os dias do ano. Além disso, também implementou um novo pilar educacional, dividido em duas frentes: o XTerra Academy, com cursos EAD para treinadores e atletas, e o XTerra Ensina, um programa em parceria com o Instituto XTerra para capacitação de mão de obra local.

Com mais de 16 anos de história, o XTerra está presente atualmente em 42 países. Ao longo da trajetória, o circuito já conta com mais de 200 mil participantes, sendo mais de 5 mil por etapa. Em 2019, antes da pandemia, passou por cidades como Ouro Preto (MG), Itaipava (RJ), Ilha Grande (RJ) e Praia do Forte (BA). A cada ano, o circuito escolhe novos destinos para proporcionar uma experiência completa de esporte e turismo para os atletas.