COB Expo promove ativações gamificadas e com foco no público jovem

Primeira edição da COB Expo será entre 25 e 29 de setembro, no Espaço Pro Magno, em São Paulo (SP) - Divulgação

A COB Expo, evento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que acontece entre 25 e 29 de setembro, em São Paulo (SP), tem realizado uma série de ativações, tanto em relação às modalidades quanto nos estandes de marcas parceiras, muitas delas focadas no público jovem, e por meio de diferentes momentos da jornada de um atleta.

“O objetivo principal do COB ter concebido esse evento foi de aproximar o público jovem de todas as modalidades olímpicas. É claro que várias delas são superconhecidas e praticadas. Mas outras os jovens não conhecem e podem ampliar o seu potencial de alcance. E a partir do momento em que a gente aumenta esse potencial, também são geradas oportunidades de negócio para essas confederações”, comentou Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, em entrevista à Máquina do Esporte.

No evento, o COB montou 12 espaços para a prática de mais de 30 modalidades olímpicas. Entre elas estão pista de skate, arena de lutas, quadra poliesportiva, quadra de areia, tênis de mesa, basquete 3×3 e tiro esportivo, entre outras.

Marcas

Além das ativações voltadas à prática esportiva, a COB Expo também conta com ativações de marcas parceiras dos mais diversos setores. Isso faz com que o público tenha a possibilidade de viver momentos da jornada de um atleta também fora das competições.

“A gente viu pessoas falando que o evento era o parque de diversões olímpico, a Disney Olímpica e era exatamente esse o propósito quando fomos desenvolver as modalidades”, explicou Herbetta. 

“Nós conseguimos trazer no mesmo espaço todos os públicos que fazem parte do ecossistema esportivo. Confederações, dirigentes, executivos, patrocinadores, atletas e ex-atletas, mas principalmente os fãs, os jovens e as crianças para começar a estabelecer esse relacionamento com o Movimento Olímpico do Brasil”

Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, em entrevista à Máquina do Esporte

Recuperação Física

Do segmento de equipamentos para a recuperação física dos atletas, duas marcas estão presentes na COB Expo, Avanutri e Max Recovery. A primeira oferece ao público a possibilidade de testar as suas botas de compressão, que ajudam na recuperação do desgaste dos membros inferiores. 

Além disso, a empresa também apresenta seus principais produtos e futuros lançamentos. Vale destacar que a Avanutri é parceira de clubes da Série A do Brasileirão como Botafogo, Fluminense, Vasco, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio.

“O acesso a tecnologias e tratamentos novos é importante para o atleta ter longevidade e qualidade na performance. Esses recursos são instrumentos que auxiliam o atleta profissional e até o amador a se recuperar em um período mais curto”, destacou Manoel Coutinho, fisiologista do esporte, doutorando em Educação Física e consultor da Avanutri.

Já a Max Recovery, além das botas de compressão, também oferece ao público as experiências de esteira gravitacional (apenas para maiores de 18 anos), que reduz até 80% da gravidade, e de treinamento cognitivo para atletas, batizado de Blazepod.

Ações gamificadas

As organizações NWB/Centauro, Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e EstrelaBet, por sua vez, apostaram nos games para as suas ativações na COB Expo. 

No caso da primeira, a varejista de artigos esportivos, junto ao hub de entretenimento e conteúdo sobre esporte, oferecem uma experiência em realidade virtual. Para isso, os interessados devem fazer um cadastro na plataforma da empresa e, com isso, ainda garantem um cupom de 10% de desconto nas lojas da Centauro.

A CBDU segue a mesma linha da NWB e também utiliza a realidade virtual em seu estande na COB Expo. Já a EstrelaBet apresenta uma roleta de prêmios, que inclui chapéu, copo ou ecobag da marca, além de um experiência com óculos VR (realidade virtual, na sigla em inglês). Para participar, o interessado deve ter mais de 18 anos, postar um story e seguir a casa de apostas no Instagram.

Mídia

O Sportv também está presente na COB Expo. Com uma ativação de basquete, o veículo distribui brindes para aqueles que vencerem o desafio, que consiste em fazer mais cestas no estande da empresa.

Já a NSports, parceira do COB no Canal Olímpico do Brasil, conta com um estúdio para transmissões e gravações com convidados do evento.

Outros

Além dessas marcas, a Henko também é responsável por todos os painéis de led da COB Expo. Já a Recoma, empresa especializada em infraestrutura esportiva, fornece o piso da quadra de basquete 3×3 e ainda expõe uma piscina dentro de um contêiner no evento. A empresa também é a responsável pelo fornecimento do pavimento para outras áreas da feira, como as arenas de tênis de mesa e triatlo.

*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho

Sair da versão mobile