Se as redes sociais servirem como um bom termômetro, os atletas brasileiros que estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderão contar com uma torcida fervorosa. Isso porque, segundo o ranking montado pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC), que engloba 206 países, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi a entidade com maior engajamento nas plataformas digitais próprias nos meses de abril e maio. A última vez que o Brasil ocupou a liderança da lista por dois meses consecutivos foi durante os Jogos de Tóquio, entre julho e agosto de 2021.
Dentre todos os perfis ativos, foi no Facebook que o COB registrou crescimento mais expressivo, com 281.200 engajamentos e 3 milhões de visualizações de vídeos, pulando do 46º lugar em janeiro de 2022 para o 1º lugar em maio.
Outras grandes taxas de crescimento ocorreram no YouTube, saltando do 28º para o 1º lugar, e no TikTok, do 8º para a liderança. Nas demais redes, o COB se manteve no topo no Twitter e chegou ao 2º lugar no Instagram, atrás apenas da República Tcheca.
“Esses números são o resultado de um esforço conjunto que temos feito, no sentido de fortalecer os nossos canais de comunicação. O brasileiro é apaixonado por esportes, e sabemos que, atualmente, as redes sociais se tornaram o espaço preferido dos fãs para obter informações e conversar a respeito das mais diversas competições. Por isso, estamos aperfeiçoando cada vez mais os perfis do Time Brasil”, destacou Rogério Sampaio, diretor geral do COB.
Esses números são o resultado de um esforço conjunto que temos feito, no sentido de fortalecer os nossos canais de comunicação.
Engajamento de fãs
O ex-judoca e hoje gestor do COB espera que as taxas de crescimento se mantenham elevadas para que os atletas brasileiros contem com uma torcida numerosa e engajada em Paris 2024.
“Acredito muito que essa proximidade do COB com seu público poderá estreitar os laços, criando maior afinidade dos torcedores com diversas modalidades esportivas e também com os atletas que disputam cada uma delas. Tudo isso ajuda a estabelecer uma ideia de comunidade, aumentando a base de fãs que estarão na torcida pela nossa delegação na próxima edição dos Jogos”, projetou.
Atualmente, o Time Brasil possui 2,2 milhões de seguidores no Facebook, 1 milhão no TikTok, 851 mil no Instagram, 564 mil no Twitter e 15,6 mil inscritos no YouTube.
Números da liderança
Veja abaixo o caminho do COB nas redes sociais até conseguir a liderança nos últimos meses:
Janeiro/2022: 46° lugar (5.500 engajamentos / 8.900 visualizações de vídeos)
Maio/2022: 1° lugar (281.200 engajamentos / 3.000.000 visualizações de vídeos)
YouTube
Janeiro/2022: 28° lugar (365 visualizações de vídeos / sem novos inscritos no canal)
Maio/2022: 1° lugar (92.700 visualizações de vídeos / 1.000 novos inscritos no canal)
TikTok
Janeiro/2022: 8° lugar (19.200 engajamentos / 457.000 visualizações de vídeos)
Maio/2022: 2° lugar (80.600 engajamentos / 1.200.000 visualizações de vídeos)
Foi a primeira vez na história do ranking que o COB superou 1 milhão de views mensais no TikTok
Janeiro/2022: 6° lugar (172.100 engajamentos / 240.000 visualizações de vídeos)
Maio/2022: 2° lugar (222.200 engajamentos / 439.900 visualizações de vídeos)
Janeiro/2022: 1° lugar (186.500 engajamentos)
Maio/2022: 1° lugar (112.500 engajamentos)
Top 3 – Engajamento total dos Comitês Olímpicos Nacionais
Abril
1º Brasil: 690.800
2º Itália: 314.000
3º Japão: 304.800
Maio
1º Brasil: 699.800
2º República Tcheca: 486.000
3º Filipinas: 270.400
Fonte: ANOC