No marco de dois anos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) divulgou mais detalhes sobre o acordo firmado com a cidade de Saint-Ouen-sur-Seine, que fará com que a entidade tenha à disposição da delegação uma estrutura de apoio a apenas 600 metros da Vila Olímpica.
“Já em 2020, antes [da Olimpíada] de Tóquio, a equipe do COB esteve na França para estudar condições para o Time Brasil. Há pouco mais de um mês celebramos parceria com cidade de Saintt-Ouen, onde teremos cinco instalações para os atletas”, contou Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.
O Château Saint-Ouen, monumento histórico tombado da cidade, irá abrigar parte da área operacional do COB durante a Olimpíada e terá restaurante servindo comida brasileira aos atletas. O local também será usado como ponto de encontro de atletas com familiares e amigos.
“A Vila Olímpica é um espaço de acesso bem limitado. Por isso, sempre foi entendido que ter um suporte próximo à Vila seria essencial para atletas e treinadores”
Ney Wilson, diretor de alto rendimento do COB
A escola Petit Prince, que possui muitas salas, será transformada em espaço para serviços médicos, de fisioterapia e de saúde mental. No Parque das Docas será construída uma estrutura temporária para vôlei de praia.
“Essa quadra será montada com preocupação com direção do sol, para que tenha o mesmo posicionamento das quadras que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos”, conta Ney Wilson, diretor de alto rendimento do COB.
Vôlei e vôlei de praia
O ginásio das Docas terá quadra oficial para treinamento das seleções masculina e feminina de vôlei. O local fica a menos de 10 minutos da Vila Olímpica e não terá restrição de horário para treinamentos.
“Será o nosso ginásio, onde teremos suporte para trabalho força, aeróbio. Será usada pelo vôlei, mas também poderá ser utilizada por outras modalidades”, afirma Ney Wilson.
Já na Serra Wangari o COB irá montar a operação de montagem dos kits de uniformes que serão utilizados pelo Time Brasil ao longo da competição.
“Enfrentamos desafios enormes. Há uma limitação de credenciais. A Vila Olímpica é um espaço de acesso bem limitado. Por isso, sempre foi entendido que ter um suporte próximo à Vila seria essencial para atletas e treinadores”, destaca o diretor do COB.