Com nomes como Lionel Messi, Patrick Mahomes e Rebeca Andrade, Adidas lança campanha sobre pressão no esporte

Rebeca Andrade e Alison dos Santos fazem parte do time de atletas patrocinados pela Adidas - Divulgação / Adidas

A Adidas lançou, nesta quinta-feira (22), a campanha “Vai Que É Sua”, que tem como tema principal a pressão no esporte. O objetivo é usar alguns dos principais nomes da marca para ajudar os atletas de um modo geral a superar a pressão e, assim, conseguir alcançar as metas no esporte de forma mais tranquila.

A campanha é composta por diversas histórias de atletas, insights de especialistas e materiais de orientação projetados para auxiliar esportistas de qualquer nível a se libertar das tensões na prática. Além disso, conta com uma pesquisa exclusiva sobre o impacto que a pressão pode ter no desempenho esportivo.

Para protagonizar a campanha, a Adidas selecionou nomes como Lionel Messi (futebol), Jude Bellingham (futebol), Linda Caicedo (futebol), Patrick Mahomes (futebol americano) e Anthony Edwards (basquete). Além deles, a “Vai Que É Sua” também possui quatro representantes brasileiros: Rebeca Andrade (ginástica artística), Alison dos Santos (atletismo), Vitória Mendonça (skate) e Marcelo (futebol).

A campanha também traz um estudo realizado em parceria com a empresa de neurociência e ciência esportiva Neuro11, no qual a Adidas reuniu atletas de elite e de base para revelar o impacto que a pressão pode ter no desempenho físico. Utilizando a neurociência, o estudo busca saber também o impacto significativo na relação da próxima geração com o esporte e a forma como isso afeta o prazer e a participação em geral. 

Atletas como Emiliano Martínez (futebol), Stina Blackstenius (futebol) e Nneka Ogwumike (basquete) participaram da pesquisa que analisou as leituras cerebrais durante momentos de alta pressão para explicar como e por que a pressão negativa prejudica o jogo, além de fornecer orientação sobre como os atletas de todos os níveis conseguiriam desarmar esse sentimento.

A Adidas conseguiu descobrir até que ponto a pressão é sentida em todos os níveis esportivos. A principal constatação foi que os atletas de base e os de elite experimentam níveis igualmente intensos de pressão em momentos decisivos, mas os de elite foram até 40% mais eficazes no controle da pressão durante esses momentos.

“Embora a pressão pareça e seja sentida de forma diferente em cada um, há um ponto de equilíbrio científico no cérebro que todos podem alcançar, a zona ideal, referida como ‘being in the zone’. É aqui que o cérebro se encontra fisicamente relaxado, mas mentalmente focado, resultando em uma performance e um movimento otimizados. Quando trabalhamos com atletas, estudamos suas frequências cerebrais para estabelecer o intervalo e a intensidade com que elas entram nessa zona ideal durante os momentos de pressão, bem como o que contribui para que caiam em zonas ‘muito baixas’ ou ‘muito altas’ em termos de desempenho, tudo com a intenção de ensinar rotinas que podem ser implementadas”, afirmou o Dr. Niklas Häusler, cofundador da Neuro11.

“Com base nisso e apoiando a missão da Adidas de ajudar os atletas a realizar seu potencial no dia a dia, criamos orientações práticas que ajudam a melhorar o desempenho quando ele é mais importante”, acrescentou. 

Para se aprofundar em momentos de muita pressão no esporte, atletas profissionais e de base foram estudados durante cobranças de pênaltis, tacadas e lances livres decisivos. Medindo a forma como seus cérebros reagiram e calculando a eficiência de cada atleta para atingir a zona ideal, as descobertas demonstraram até que ponto os atletas de elite estão mais preparados para enfrentar a pressão, além de revelarem quais passos os atletas de base podem dar para ajudar a lidar com a pressão e, assim, desativá-la.

Ao longo da nova campanha global da marca, a Adidas reunirá diversos ícones esportivos para demonstrar como cada um lida com a pressão em alguns dos momentos mais importantes, inspirando os atletas do dia a dia a fazerem o mesmo. A campanha já está disponível nas redes sociais da marca alemã.

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