Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Retomada

Cruzeiro retorna aos e-Sports com “modelo de gestão inédito”

Redação Publicado em 07/06/2021, às 11h39

Imagem Cruzeiro retorna aos e-Sports com “modelo de gestão inédito”
Clube disputará competições de Free Fire, Fifa, Pro Evolution Soccer, Valorant e Counter-Strike
Divulgação / Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, na última sexta-feira (4), em uma coletiva virtual no canal oficial do clube no YouTube, o retorno aos e-Sports. Com um plantel de mais de 30 atletas, o clube mineiro disputará competições de Free Fire, Fifa, Pro Evolution Soccer, Valorant e Counter-Strike, modalidade que terá também uma categoria feminina.

De acordo com o Cruzeiro, a retomada vem com um “modelo de gestão inédito”. Será a primeira vez que um clube de futebol será o gestor direto de um time de e-Sports no Brasil, descartando o formato de parceria utilizado no passado.

Vale lembrar que o clube mineiro teve uma incursão nos esportes eletrônicos no segundo semestre de 2019, com a criação de uma equipe de futebol virtual para disputar, à época, o EA Sports Fifa 20 e o Pro Evolution Soccer 20. No entanto, abalado por uma situação interna crítica, que foi parar até na Justiça e ainda contou com uma queda inédita para a Série B no futebol profissional, o projeto acabou não tendo fôlego.

“É uma grande satisfação reafirmar esse compromisso com os e-Sports. Mais do que isso, ficamos felizes por entregar aos torcedores, que estavam bastante ansiosos, a continuidade de um projeto que coloca o Cruzeiro em sintonia com o que há de mais atual em termos de disputa, entretenimento e tecnologia, além de ser mais uma oportunidade importante de receita para o clube. Tenho certeza de que nossa imensa Nação Azul vai apoiar e vibrar com nossos atletas do Cruzeiro e-Sports”, destacou Sérgio Santos Rodrigues, presidente do clube mineiro.

“A intenção sempre foi retomar esse projeto de e-Sports dentro do clube. Agora ele volta com mais vigor, mais vibrante e inserido em algumas das principais modalidades praticadas no Brasil. A expectativa nas redes sociais sempre foi imensa e, hoje, mesmo sem atividades, nossos canais de e-Sports acumulam mais de 150 mil seguidores. Agora, essa comunidade tem tudo para voltar a crescer e levar o nome do Cruzeiro ainda mais longe”, acrescentou Rodrigo Moreira, diretor de marketing e inovação do clube.

Fora das competições, atletas e influenciadores do Cruzeiro e-Sports serão responsáveis pela geração de conteúdo para as diversas plataformas de internet. A ideia é aproximar jogadores e torcida, fazendo com que a audiência seja cada vez mais engajada. Em breve, o Cruzeiro anunciará qual será o canal parceiro que fará todas as transmissões oficiais.

Para garantir o máximo de rendimento dos jogadores, o Cruzeiro e-Sports contará com uma equipe de treinadores, preparadores físicos, psicólogo e até nutricionista. O departamento terá uma unidade que ficará sediada em São Paulo, próxima às principais competições presenciais, além de espaços temáticos e exclusivos dentro das sedes do clube em Minas Gerais.