Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Running

Exclusivo: Adidas foca em produtos com ausência de corridas de rua

Wagner Giannella Publicado em 20/05/2021, às 09h27

Imagem Exclusivo: Adidas foca em produtos com ausência de corridas de rua

Lançado no último sábado (15), o Adidas 4DFWD se tornou o terceiro modelo de tênis para running inserido no mercado como novidade pela fabricante alemã Adidas apenas em 2021. O lançamento mostra um foco cada vez maior da marca na corrida, mesmo com a pandemia ainda em curso e as provas de rua fora do calendário há mais de um ano (e sem previsão de retomada). Antes, a Adidas já havia lançado o Ultraboost 21 (carro-chefe da marca) e o Adizero Adios Pro (cujo antecessor foi apresentado pela marca em 2020 como o “tênis mais rápido de todos os tempos”).

Para saber mais sobre os planos da Adidas para o setor de running no restante do ano, a Máquina do Esporte conversou com Vitor Rigobello, gerente da unidade de negócios de esportes da marca. O executivo confirmou a mudança de foco dos investimentos na corrida e detalhou a estratégia desenvolvida em meio à pandemia. Confira a entrevista abaixo:

Os três modelos de tênis para corrida lançados pela Adidas no momento da pandemia
Divulgação

Máquina do Esporte: A Adidas voltou a ter uma prova proprietária de running em outubro de 2019 com a Boost Run SP, que teve uma proposta diferente e todo um evento em volta, inclusive com a presença do Kaká correndo a prova. Poucos meses depois, veio a pandemia e a ideia de um evento em 2020 acabou morrendo. Hoje, como a Adidas enxerga a possibilidade de outra Boost Run em breve? A ideia persiste e só depende do fim da pandemia?

Vitor Rigobello: Por enquanto, nossos esforços estão em ajudar no bem-estar dos nossos consumidores e fãs, principalmente por meio da nossa comunidade Adidas Runners que, mesmo durante a pandemia, continua a trazer o esporte de forma democrática, acessível e gratuita para todos, agora dentro de casa. E quando as provas presenciais voltarem, temos certeza de que nossa comunidade estará presente, trazendo performance e experiência de marca para todos os corredores. Globalmente, a Adidas continua a ver a importância das corridas de rua. Exemplo disso é a renovação do patrocínio da tradicional e icônica Maratona de Boston até 2030, o que nos faz celebrar uma relação de mais de 40 anos com uma das principais corridas de rua do mundo.

ME: Apenas este ano, mesmo em meio à pandemia, a marca já lançou três modelos de tênis de alta tecnologia focados no running. Qual é a importância desses lançamentos para a marca?

VR: Apesar do momento que estamos vivendo, continuamos acreditando no papel transformador do esporte e, por isso, não paramos de criar e desenvolver tecnologias que possam ajudar nossos consumidores e atletas a se superarem cada vez mais. 2020 foi um ano desafiador para o mundo, mas conseguimos imaginar o impossível com o Adizero Adios Pro que, além de ser um sucesso de vendas, também se tornou recordista mundial poucos meses após seu lançamento. Por sua vez, o Ultraboost 21 surgiu para nos dar uma nova energia após todo o esgotamento físico e mental que enfrentamos, trazendo ainda mais tecnologia Boost em sua entressola, para uma corrida mais confortável e com maior retorno de energia.

Por último, trouxemos mais uma inovação, o 4DFWD, um tênis criado para ajudar todos os atletas a se aprimorarem por meio do esporte, não apenas os corredores de elite. O 4DFWD foi criado em parceria com a Carbon, empresa líder em impressão 3D, e une tecnologias de alto desempenho a anos de pesquisa com atletas adidas. O desenvolvimento central no adidas 4DFWD é sua entressola impressa em formato de "gravata borboleta". Feita de 39% de material de base biológica, a nova estrutura de treliça foi especificamente codificada para comprimir para a frente durante a passada, usando o impacto no contato com o solo para gerar esse movimento. Isso resulta em uma transição mais suave, demonstrada por uma redução média do pico de força de frenagem em 15% e economia de corrida no mesmo nível do Ultraboost.

ME: Como a Adidas está enxergando o mercado de running atual, abalado por conta da pandemia em termos de provas, mas até certo ponto aquecido com mais pessoas focando no bem-estar, na qualidade de vida e na importância do exercício físico?

VR: Acreditamos que o esporte tem um papel fundamental e necessário na vida das pessoas. Durante esse ano, aprendemos junto aos nossos consumidores a nos manter ativos em casa, explorando novas formas de praticar atividade física sem sair de casa, e sabemos como isso foi importante para o bem-estar de todos. Independentemente de tudo, continuaremos a inovar, desenvolver produtos que ajudem atletas, profissionais ou não, a se superarem cada dia mais. Além disso, mantemos também nossa mensagem de priorizar a segurança em primeiro lugar.