Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / e-Commerce

Fanatics amplia força no esporte e compra empresa de cards Topps

Rede de varejo virtual paga US$ 500 milhões para obter operadora oficial de cards da MLB, MLS, UEFA e F1

Redação Publicado em 04/01/2022, às 14h08

Topps é forte no mercado de cards graças a um acordo de várias décadas com a Major League Baseball (MLS) - Divulgação
Topps é forte no mercado de cards graças a um acordo de várias décadas com a Major League Baseball (MLS) - Divulgação

A Fanatics, empresa de comércio eletrônico, reforçou ainda mais o investimento em propriedades comerciais no esporte. Nesta terça-feira (4), foi confirmada a compra da empresa de cards Topps, que é parceira histórica da Major League Baseball (MLB).

O negócio gira em torno de US$ 500 milhões, segundo a CNBC, que foi a primeira a divulgar o negócio, que incluirá apenas os direitos de uso do nome da Topps e os negócios da divisão de esportes e entretenimento, sem envolver a linha de doces e cartões de presentes da empresa.

Com o acordo, a divisão de cartões colecionáveis ​​da Fanatics já chega a ser avaliada em US$ 10 bilhões, após uma rodada de financiamento de US$ 350 milhões realizada em setembro passado.

“Com os cartões comerciais e colecionáveis ​​sendo um pilar significativo de nossos planos de longo prazo para nos tornarmos a plataforma digital líder em esportes, estamos empolgados em adicionar uma empresa de cartões comerciais líder para desenvolver nosso negócio”, disse Michael Rubin, proprietário da Fanatics.

A aquisição segue o projeto de expansão da Fanatics sobre propriedades no esporte. Em 2017, quando começou a avançar sobre a linha de licenciamento de vestuário esportivo, a marca comprou os direitos da MLB.

Em relação ao mercado de cards, a Fanatics passa a ter, agora, além da licença da liga de beisebol as da Major League Soccer (MLS), da UEFA, da Bundesliga e da Fórmula 1. Com isso, o portifólio de cards de ligas cresce ainda mais, já que a empresa tinha fechado acordos recentes com a NFL e a NBA.

Outro ganho para a Fanatics é a distribuição de produtos a partir da parceria. A Topps tem acordos com as principais lojas de varejo, incluindo Walmart e Target, mas não está claro como a aquisição impactará os produtos da Topps na Amazon, já que a Fanatics tem acordos exclusivos de e-commerce com a MLB, que faz com que os produtos da liga não sejam vendidos na Amazon.