Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Social

Focado na inclusão social, projeto Grão de Areia de beach soccer é lançado no RJ

Iniciativa oferecerá aulas gratuitas da modalidade para jovens e crianças de 7 a 16 anos em cinco municípios cariocas

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 02/12/2021, às 08h50

Projeto é idealizado por Marcelo Mendes, instrutor FIFA, CONMEBOL e CBF Academy, e ex-técnico de diversas seleções internacionais - Divulgação
Projeto é idealizado por Marcelo Mendes, instrutor FIFA, CONMEBOL e CBF Academy, e ex-técnico de diversas seleções internacionais - Divulgação

Esporte, consciência social e inclusão. Com estes três pilares em mente, foi lançado oficialmente, nesta quarta-feira (1), o projeto Grão de Areia (GDA), que oferecerá aulas gratuitas de beach soccer para jovens e crianças de 7 a 16 anos em cinco municípios do Rio de Janeiro: Búzios, Mangaratiba, Niterói, Saquarema e Maricá. Idealizado por Marcelo Mendes, instrutor FIFA, CONMEBOL e CBF Academy, além de técnico com passagens por diversas seleções internacionais, o projeto tem patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro (Seelje).

O objetivo é atender até 500 crianças em 2022. As inscrições já estão abertas, mas as vagas serão limitadas. Com uma proposta pioneira de ensino e prática da modalidade, o GDA focará a combinação entre esporte e inclusão, com a participação de alunos portadores de deficiência auditiva.

“Estamos construindo um projeto que vai muito além do esporte. O Grão de Areia nasce unindo esporte e inclusão, aproximando o beach soccer de ações para a comunidade, plantando uma semente de bem-estar, educação e vida saudável. Vamos oferecer aulas, diversão e brincadeiras, mas também atividades de consciência e socialização, palestras com ídolos, organizar torneios entre núcleos e também ações que promovam valores importantes para a formação dessa garotada”, explicou Marcelo Mendes, ex-treinador de seleções como África do Sul, Uruguai, Tailândia, Portugal, Emirados Árabes Unidos e Japão.

Durante o mês de dezembro e parte de janeiro, serão promovidas as inaugurações oficiais das unidades das cinco cidades, além de eventos com programações especiais que contarão, inclusive, com a seleção brasileira máster e a presença de ídolos da modalidade, como Benjamin, Neném, Júnior Negão, Bruno Malias, Robertinho e Juninho, entre outros, em amistosos contra seleções locais.

Todos os instrutores e técnicos dos cinco núcleos do GDA passaram por cursos de capacitação para aplicação da metodologia desenvolvida especificamente para o projeto. Dentro do plano do curso, os profissionais receberam aulas em libras, parte do treinamento obrigatório, que foram ministradas pela Federação Desportiva de Surdos. Além disso, todos os núcleos também contarão com o apoio de assistentes sociais.