Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Tecnologia

Gatorade cria adesivo que mede suor e gera plano individual de hidratação

Produto é resultado dos investimentos da marca em ciência e tecnologia esportiva

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 09/09/2021, às 11h57

Adesivo inteligente Gx Sweat Patch deve ser colocado no antebraço esquerdo - Reprodução / Instagram (@deborawstaylor)
Adesivo inteligente Gx Sweat Patch deve ser colocado no antebraço esquerdo - Reprodução / Instagram (@deborawstaylor)

A Gatorade, marca de bebidas isotônicas da Pepsico, lançou, nesta quinta-feira (9), um adesivo inteligente que consegue mensurar tudo que o atleta perde no suor durante a prática esportiva e, em seguida, em questão de minutos, propõe uma estratégia de hidratação adequada para o organismo repor tudo aquilo que precisa. Batizado de Gx Sweat Patch, o adesivo promete ajudar cada atleta de modo particular e estará disponível ao público em breve.

O produto é resultado dos investimentos da marca em ciência esportiva por meio do Gatorade Sports Science Institute (GSSI), que tem como objetivo principal democratizar o acesso à tecnologia esportiva para as pessoas comuns. Até pouco tempo atrás, o chamado “Teste do Suor” era um exame realizado apenas por profissionais e em laboratório, com o resultado demorando alguns dias para ficar pronto.

Usando uma tecnologia microfluídica e um ensaio colorimétrico, o adesivo inteligente, que deve ser colocado no antebraço esquerdo, analisa o suor e fornece um resultado de quanto sódio e líquidos são perdidos durante cada treino, em relação à temperatura e à umidade de uma determinada localização geográfica em que a atividade foi realizada. Com os resultados obtidos, um perfil de transpiração é criado, e o Gx Sweat Patch fornece recomendações personalizadas de hidratação esportiva feitas por especialistas do GSSI enquanto o atleta se exercita.

"Da mesma forma que os esportistas montam estratégias de treinamento que lhes permitem continuar se aproximando de seus objetivos, uma estratégia de hidratação personalizada é necessária na busca do seu potencial máximo. Cada corpo é diferente e, portanto, o perfil e a taxa de suor variam em cada pessoa. É por isso que estamos muito entusiasmados em trazer esta inovação na ciência da hidratação esportiva por meio do novo Gx Sweat Patch, para progredir ainda mais em nossa missão de melhorar o desempenho atlético de todos os amantes do esporte", destacou Francisco Mangiarotti, diretor de marketing da Gatorade América Latina.

De acordo com a marca, vale lembrar que o GSSI auxilia na criação de produtos que são embasados nos mais recentes avanços na ciência do esporte e desenvolvidos em colaboração com os melhores atletas do mundo em todas as fases da atividade esportiva. A Gatorade investe no desenvolvimento de estudos científicos justamente com o intuito de levar a hidratação adequada aos atletas, sejam amadores ou profissionais, ajudando-os a terem energia e disposição para o melhor rendimento esportivo.