Os amantes dos esportes de montanha ganharão uma nova atração em 2022. Criada pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e pela Speed Eventos Esportivos, a Liga WTR surgiu a partir da fusão dos eventos CamelBak Mountain Race e World Trail Run. A liga será apresentada oficialmente nesta terça-feira (8), em um evento no Parque da Catacumba, que tem vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro.
A ideia dos organizadores é que, a partir de agora, corredores e ciclistas de montanha competirão com um calendário e um ranking unificados. Haverá provas de mountain race (trail run), bike race (mountain bike) e kids race (percurso curto de corrida para crianças de 1 a 14 anos).
Ao todo, já são seis etapas confirmadas: Rio de Janeiro (RJ) em 19 de março; Arraial do Cabo (RJ) em 28 de maio; Minas Gerais, ainda sem cidade e data definida entre julho e agosto; Teresópolis (RJ) em 17 e 18 de setembro; Campos do Jordão (SP) em 15 e 16 de outubro; e Petrópolis (RJ) em 26 e 27 de novembro.
Além de promover saúde e bem-estar, o circuito também promete focar esforços no ecoturismo e na sustentabilidade. Para ajudar nisso, já nasce com pelo menos três patrocinadores: Cerveza Patagonia, CamelBak e Omron (companhia japonesa especializada em criar tecnologias e dispositivos relacionados à saúde e bem-estar). No caso das duas últimas, cada uma terá os naming rights de duas provas.
”Entendemos que existia uma oportunidade de criar um calendário mais constante e robusto, com alcance nacional, formando um ranking e, com isso, fomentar a participação de atletas profissionais e atrair os novos atletas amadores, além de nos aproximar das principais entidades esportivas nacionais e internacionais”, destacou Pedro Dau Mesquita, sócio-diretor da 213 Sports.
“O comportamento do mercado também mudou bastante. Houve um crescimento no número de praticantes de esportes ao ar livre durante a pandemia. Um êxodo das cidades na busca pela saúde e bem-estar, o que vem se refletindo na crescente busca por equipamentos, novas experiências e a vontade de competir”, completou o executivo.
A chegada da WTR ao calendário de grandes eventos esportivos do Brasil reflete uma tendência global, que aponta o crescimento exponencial do ciclismo e da corrida de montanha. De acordo com um levantamento da Global Industry Analysts, o mercado de tênis trail movimentou US$ 6,4 bilhões em 2020, com expectativa de chegar a US$ 9,4 bilhões em 2027. Já o aumento de vendas de bicicletas em 2020 foi de 116%, em comparação com o ano anterior.