Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Marketing esportivo

Lista dos 50 atletas mais influentes do mundo tem Simone Biles no topo e apenas dois brasileiros

Redação Publicado em 23/08/2021, às 16h44

Imagem Lista dos 50 atletas mais influentes do mundo tem Simone Biles no topo e apenas dois brasileiros

O site britânico SportsPro Media revelou, nesta segunda-feira (23), a lista dos 50 atletas mais influentes do mundo (SportsPro's 50MM) em 2021. O pódio inteiro é formado por mulheres e, coincidentemente ou não, as duas atletas que bateram na tecla da importância da saúde mental no esporte nos últimos meses encabeçam o ranking: a ginasta americana Simone Biles e a tenista japonesa Naomi Osaka. O Top 3 é completado por Ashlyn Harris, goleira da seleção americana de futebol.

LEIA MAIS: Opinião: São seres humanos. Não podemos ser mais humanos com eles?

O primeiro homem da lista aparece apenas na quarta colocação e não se trata das estrelas do futebol Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, mas sim do boxeador mexicano Saúl “Canelo” Alvarez. A quinta posição é ocupada por um surpreendente Paulo Dybala, argentino que defende a Juventus da Itália. O companheiro de equipe Cristiano Ronaldo aparece logo atrás, em sexto.

O Top 10 ainda tem a jogadora americana de futebol Ali Krieger (7º), o tenista grego Stefanos Tsitsipas (8º), o também tenista sérvio Novak Djokovic (9º) e uma terceira jogadora americana de futebol, Alex Morgan (10º). Nomes internacionalmente famosos e ídolos de seus respectivos esportes também aparecem na lista, entre eles Lionel Messi (12º), Roger Federer (13º), Lewis Hamilton (16º), Serena Williams (21º), LeBron James (24º), Rafael Nadal (26º), Katie Ledecky (28º), Valentino Rossi (29º) e Megan Rapinoe (35º).

Entre os brasileiros, apenas dois nomes estão no ranking. Neymar é o atleta nacional mais bem colocado, na 31ª posição. Além dele, o outro representante é o surfista bicampeão mundial Gabriel Medina, na 36ª colocação.

Reprodução / Instagram (@simonebiles)

De acordo com o SportsPro Media, a metodologia da lista baseia-se em uma vasta quantidade de dados de mídia social para gerar uma pontuação do atleta como influenciador (Athlete Influencer Score, em inglês), compreendendo cinco métricas principais: frequência de postagem, alcance, engajamento, demografia do torcedor e atratividade do torcedor.

Projetado para medir com precisão a comercialização de mídia social, o Athlete Influencer Score é baseado não apenas no alcance de mídia social de um atleta, mas também na composição demográfica e nas afinidades do consumidor de seu público. Mais de 7 mil atletas que estiveram ativos em 2021 (em pelo menos três redes sociais entre Facebook, Twitter, Instagram e TikTok) foram analisados ​​a fim de fazer parte da lista, que é apresentada pela Greenfly e conta com a inteligência analítica da Zoomph.

“Estamos confiantes de que a lista 50MM deste ano e o hub de conteúdo dedicado oferecem uma classificação abrangente do grau de influência do atleta. Com base não apenas no alcance, mas também na compreensão do apelo cruzado e da demografia com poder de compra, acreditamos que os 50 deste ano representam um verdadeiro retrato de onde o marketing do atleta está em um mundo em que suas vozes estão sendo ouvidas mais alto do que nunca”, afirmou Paul Guest, diretor comercial do SportsPro Media.

“A lista do SportsPro Media demonstra uma mudança na comercialização do atleta que vai além do alcance e do engajamento. Os fãs querem se conectar diretamente com os atletas nas redes sociais, evitando ligas e times. Quando os atletas são autênticos e identificáveis, eles conseguem se conectar mais profundamente com fãs e seguidores. Isso é o que as marcas devem procurar agora, um endosso honesto e um público que escuta. O alcance e a frequência são perfeitos para avaliar os gastos com publicidade, mas os atletas são realmente nossos influenciadores mais valiosos”, decretou Tom Kuhr, diretor de marketing da Greenfly.

Segundo o SportsPro Media, o objetivo do ranking é permitir que os profissionais de marketing esportivo tomem decisões de patrocínio de forma mais rápida e inteligente do que nunca, avaliando objetivamente onde está o verdadeiro valor no marketing esportivo por meio da aplicação de análise aprofundada de dados, monitoramento de mídia social e insights do consumidor. A lista completa com os 50 atletas pode ser vista neste link.