Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Retomada das corridas de rua

Maratona do Rio é confirmada em 2021 e será disputada entre 12 e 15 de novembro

Redação Publicado em 20/08/2021, às 12h31

Imagem Maratona do Rio é confirmada em 2021 e será disputada entre 12 e 15 de novembro

A Maratona do Rio está confirmada em 2021 e será a primeira das grandes provas de corrida de rua do Brasil a voltar após a paralisação de eventos do tipo em março de 2020 por conta pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada após um longo período de avaliação de protocolos e acompanhamento do calendário de vacinação no país, com a organização do festival de corridas definindo a data da edição 2021 entre 12 e 15 de novembro.

A princípio, a ideia era realizar o evento entre 8 e 12 de outubro, mas dois fatores contaram para o adiamento: o tempo de planejamento e preparo dos corredores e a segurança para todos os envolvidos. Isso porque o avanço da vacinação permitirá fazer um evento com100% do público imunizado. Todos, de atletas a colaboradores, terão que apresentar o ciclo vacinal completo (duas doses ou dose única, no caso da vacina da Janssen) para participar da Maratona do Rio 2021.

Para a volta foi elaborado um protocolo com o corpo médico do evento e a empresa Prevent Senior Sports (nova patrocinadora da Maratona), que foi chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura do Rio de Janeiro e entidades oficiais de corrida. De acordo com a organização, o protocolo será divulgado no Instagram oficial da Maratona e também poderá ser consultado no site do evento. Ele servirá de exemplo para outras provas no país.

Divulgação / Maratona do Rio

“O retorno da Maratona do Rio traz um sentimento de esperança para toda a comunidade de corredores. Estaremos juntos novamente, em uma prova ao ar livre e com um protocolo sanitário seguro. Com o evento acontecendo em novembro, todos terão tempo de planejar os treinos e se preparar. Mas é importante lembrar que este ano as inscrições são limitadas. Quem não quiser ficar de fora tem que correr para garantir a sua”, destacou João Traven, sócio-fundador da Maratona do Rio.

“Se em 2020 fizemos todos os esforços para que as pessoas pudessem correr de suas cidades, este ano também não estamos medindo esforços para realizar uma prova física de forma responsável e organizada. Ver os atletas tomando novamente a cidade será um momento histórico para o esporte e para o Rio de Janeiro”, completou Fernanda Cozac, diretora de marketing do evento.

As inscrições terão início na próxima segunda-feira (23) para grupos pré-cadastrados. Fazem parte dessa leva atletas que correriam na edição passada (que foi adiada devido à pandemia) e solicitaram transferência para este ano, além de quem realizou um pré-cadastro no site oficial do evento. Quem participou da prova virtual de 2020 também está na lista e terá desconto na inscrição deste ano. Os demais interessados poderão realizar suas inscrições a partir da quarta-feira (25).

Os pacotes começam a ser vendidos com preços promocionais de 2019, variando entre R$ 100 e R$ 780. Os corredores poderão escolher entre as provas de 5km, 10km, 21km, 42km ou 63km (participando das provas de 21km + 42km). A prova de 21km será disputada no dia 14 de novembro, enquanto as de 5km, 10km e 42km serão realizadas no dia seguinte. Quem não puder viajar ao Rio de Janeiro para participar da prova física, terá a opção de participar do evento de forma virtual, de qualquer lugar do Brasil, por meio do aplicativo Running Heroes.

Para evitar aglomeração, os kits serão entregues com horário agendado, e a largada será em ondas, com distanciamento social. O uso de máscaras será obrigatório nas arenas e áreas comuns do evento, mas opcional no percurso para os atletas. A organização promete divulgar maiores informações em breve.