Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Tecnologia

Megapesquisa da Asics promete mapear impacto do esporte na mente

Redação Publicado em 02/06/2021, às 11h53

Imagem Megapesquisa da Asics promete mapear impacto do esporte na mente
Pesquisa será supervisionada por pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King’s College, em Londres
Divulgação / Asics

Em um webinar transmitido nesta terça-feira (1º), a Asics anunciou a realização de uma pesquisa que promete mapear o impacto do esporte na mente de quem pratica atividade física. A marca japonesa decidiu “convidar o mundo a experimentar o poder edificante do esporte e fazer parte do primeiro estudo ao vivo do mundo sobre o impacto do movimento na mente”.

Com início nesta quarta-feira (2), com o Global Running Day 2021, o estudo será supervisionado pelo Dr. Brendon Stubbs, pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King’s College, em Londres. Por meio de uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em dez métricas emocionais e cognitivas (incluindo confiança, positividade, calma e foco) para ver como diferentes esportes impactam a maneira como pensam e sentem.

Segundo a Asics, esses dados serão alimentados em um estudo global ao vivo, capturando melhorias mentais individuais de todo o mundo e transformando-as visualmente em um “Mapa de Elevação Mundial” dinâmico e interativo. O mapa quantificará o impacto positivo que o esporte está tendo no humor coletivo de cidades, nações e do mundo como um todo. Por meio do estudo ao vivo, a marca aprofundará sua compreensão da relação entre movimento e mente em escala global, sustentando sua crença de que o esporte tem o poder de elevar as mentes.

“Conforme todos nós chegamos a um acordo de um mundo diferente com a pandemia, o poder edificante do esporte é uma constante que perdura. É por isso que nossa única ambição é alcançar o maior número de pessoas possível para experimentar os benefícios físicos e mentais do movimento. Ao participar de vários de nossos diferentes eventos e atividades ao longo do ano, você contribuirá para pesquisas vitais que nos ajudarão a entender melhor o efeito edificante do esporte. Dessa forma, podemos continuar encontrando novas maneiras de destacar e revelar os benefícios para todos em 2022 e além”, explicou Yasuhito Hirota, presidente e COO da Asics.

A plataforma utilizada na pesquisa, chamada Mind Uplifter, já está disponível neste endereço. A ideia é chegar a um milhão de pessoas. Para se tornar um dos participantes, basta usar a plataforma para capturar o bem-estar pré e pós-corrida antes de compartilhar os resultados nas redes sociais usando a hashtag #UpliftingMinds. A Asics disponibilizou um tutorial:

1. ACESSE http://minduplifter.asics.com/ e cadastre-se.

2. ESCANEIE seu rosto para registrar seu estado emocional.

3. RESPONDA as perguntas desenvolvidas cientificamente para medir suas funções cerebrais.

4. CONCLUA pelo menos 20 minutos de exercício para elevar sua mente.

5. REPITA os passos dois e três.

6. OBTENHA seus resultados do Mind Uplifter™e COMPARTILHE em suas redes sociais com a #UplifitingMinds.

7. VEJA como seus resultados estão contribuindo para o World Uplift Map (a partir de 1º de julho).

No Brasil, os corredores podem participar também do desafio virtual gratuito “Cada Passo Conta”, disponível na plataforma Running Heroes, em que poderão contribuir com a meta de 15 mil km em 15 dias e ajudar com uma doação para o “Projeto Primeiros Passos”, do Instituto Akatu. A inscrição pode ser feita aqui.