Nielsen Sports: Mercado de patrocínio esportivo na Europa atinge € 20,7 bilhões

O mercado europeu de patrocínio cresceu 4,3% em 2022, atingindo o montante de € 29 bilhões. Só o esporte representa € 20,69 bilhões desse total, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Nielsen Sports em conjunto com a Associação Europeia de Patrocínio (ESA, na sigla em inglês).

“É notável como o patrocínio se recuperou após os efeitos devastadores da pandemia, e todos nós gostamos da retomada total dos eventos esportivos e culturais presenciais que contribuíram para o crescimento do setor em 2022”, analisou Andy Westlake, presidente da ESA.

O total investido em patrocínio esportivo em 2022 é um novo recorde do setor. Em 2021, esse número havia sido de € 19,8 bilhões. Já em 2019, antes de sofrer com os efeitos da crise sanitária mundial, o patrocínio esportivo encontrava-se no patamar de € 20,26 bilhões.

“Uma olhada nos números confirma a tendência de 2021: o mercado de patrocínio na Europa está crescendo pelo segundo ano consecutivo. A suspensão das restrições e a maior adaptação das tecnologias da Web 3.0 serviram como impulsionadores desse crescimento”, afirmou Samantha Lamberti, diretora internacional da Nielsen Sports, que produz esse relatório anualmente desde 2008.

Esporte sobe, total desce

Enquanto o esporte quebrou o recorde de receita, o patrocínio geral na Europa ainda foi € 1 bilhão menor do que os níveis de 2018 e 2019, com o recorde de € 30,69 bilhões medido em 2019.

“Ver o volume da indústria em 2022 se aproximar dos níveis pré-pandêmicos destaca a importância do patrocínio para empresas em toda a Europa que precisam alcançar uma conexão tangível com seus clientes”

Andy Westlake, presidente da Associação Europeia de Patrocínio

“O patrocínio esportivo atingiu níveis recordes no ano passado, e tenho certeza de que 2023 verá um crescimento contínuo no patrocínio não esportivo”, completou.

O aumento no patrocínio esportivo tem relação direta com o fim das restrições mais duras impostas durante o auge da pandemia. Os torcedores voltaram aos estádios, e grandes eventos de futebol, como a Euro Feminina e a Copa do Mundo do Catar, aconteceram em 2022.

Fatores externos

O relatório ainda destacou o rápido aumento no patrocínio do setor de criptoativos, que teve um impacto positivo e negativo na indústria, “trazendo uma injeção de dinheiro junto a um grau de volatilidade devido à instabilidade do setor”. A invasão da Ucrânia pela Rússia também foi vista como responsável por um impacto negativo.

O relatório, que mede os dez principais mercados da Europa, sinalizou a Espanha (14%) e o Reino Unido (10%) como os mercados de crescimento mais rápido do ano passado.

Curiosamente, o relatório não apontou que a Espanha se beneficiou da estabilização do mercado após a proibição do patrocínio de apostas em 2021, com o crescimento comercial impulsionado por Barcelona e Atlético de Madrid. No Reino Unido, a Premier League foi o motor de crescimento dos patrocínios.

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