O craque Lionel Messi foi eleito o atleta mais comercializável do mundo em 2023 em um ranking elaborado pelo site britânico especializado SportsPro. O meia-atacante do Inter Miami lidera pela segunda vez a lista dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo, ficando à frente de LeBron James, astro do Los Angeles Lakers (NBA). O argentino já havia sido eleito pela primeira vez em 2020.
A primeira mulher a figurar no ranking é a jogadora de futebol Alex Morgan, da seleção dos Estados Unidos, que ocupa a terceira posição. Giannis Antetokounmpo (basquete) e Megan Rapinoe (futebol) completam o Top 5.
O Top 10, por sua vez, conta ainda com Mikaela Shiffrin (esqui), Lewis Hamilton (automobilismo), Simone Biles (ginástica artística), Kylian Mbappé (futebol) e Max Verstappen (automobilismo).
Os únicos brasileiros presentes na lista são Neymar (31º) e Thiago Silva (34º). O único atleta que atua no Brasil a figurar no ranking é Luis Suárez, do Grêmio, que ocupa o 32º lugar, uma posição à frente do centroavante norueguês Erling Haaland, estrela ascendente do Manchester City.
Uma mudança significativa do ranking foi a queda acentuada de Cristiano Ronaldo, que depois de se transferir para o futebol saudita perdeu força comercial. Antes queridinho das marcas, o português, que liderou a classificação em 2022, agora é apenas o 27º colocado.
Mulheres
O ranking mostra cada vez mais a força comercial do esporte feminino. Há quatro mulheres no Top 10, e as atletas já representam 42% dos nomes de toda a lista. Coco Gauff, tenista campeã do US Open, é a adolescente mais comercializável. Aos 19 anos, ocupa o 12º lugar.
Futebol, basquete, tênis e o esporte a motor são as modalidades que colocaram mais atletas no ranking. Por outro lado, não aparece na lista nenhum jogador de rúgbi, esporte com grande popularidade, especialmente em países de colonização britânica. Embora 26% dos atletas do ranking sejam norte-americanos, não há representante da liga de beisebol, a MLB, uma das mais populares dos Estados Unidos.
Estrelas do esporte universitário, Angel Reese (basquete) e Olivia Dunne (ginástica artística), ambas com 21 anos, já entraram no Top 50.
Metodologia
Em seu 14º ano, a lista de 50 atletas mais comercializáveis do mundo teve o apoio da NorthStar Solutions Group, que desenvolveu uma metodologia para avaliar centenas de atletas em três pilares principais de pontuação: força do nome, mercado que ocupa e tripé da sustentabilidade, que mede, além dos resultados econômicos, o impacto que a marca do atleta causa ao meio ambiente.
Pela primeira vez, pesquisas qualitativas foram integradas com medições quantitativas de comercialização, enquanto fórmulas matemáticas e estatísticas abrangentes de diversas fontes de dados foram aplicadas para determinar as classificações finais de acordo com a pontuação total de comercialização de cada atleta.
“A lista dos 50 atletas mais comercializáveis deste ano segue a avaliação mais abrangente da comercialização dos atletas que já realizamos nos 14 anos de história do ranking anual da SportsPro”, afirmou Michael Long, diretor editorial da SportsPro.
Ranking
Veja abaixo a lista dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo em 2023, de acordo com o ranking da SportsPro:
- Lionel Messi
2. LeBron James
3. Alex Morgan
4. Giannis Antetokounmpo
5. Megan Rapinoe
6. Mikaela Shiffrin
7. Lewis hamilton
8. Simone Biles
9. Kylian Mbappé
10. Max Verstappen
11. Novak Djokovic
12. Coco Gauff
13. Stephen Curry
14. Naomi Osaka
15. Lucy Bronze
16. Robert Lewandowski
17. Leah Williamson
18. Aryna Sabalenka
19. Angel Reese
20. Alphonso Davies
21. Emma Raducanu
22. Harry Kane
23. Beth Mead
24. Alexia Putellas
25. Lando Norris
26. Bukayo Saka
27. Cristiano Ronaldo
28. Charles Leclerc
29. Rory McIlroy
30. Olivia Dunne
31. Neymar
32. Luis Suárez
33. Erling Haaland
34. Thiago Silva
35. Travis Kelce
36. Son Heung-Ming
37. Smriti Mandhana
38. Valentina Shevchenko
39. Mohamed Salah
40. Marcus Rashford
41. Rafael Nadal
42. Hardik Pandya
43. Petra Kvitova
44. Chloe Kim
45. Patrick Mahomes
46. Mapi Leon
47. Sam Kerr
48. Eileen Gu
49. Sydney McLaughin-Levrone
50. Ons Jabeur