A Mojo Vision divulgou ter firmado parceria com empresas de material esportivo e fitness, entre elas a Adidas, para acelerar o desenvolvimento de lentes de contato inteligentes que fornecerão informações em tempo real sobre o desempenho esportivo da pessoa.
Amazon Alexa Fund, PTC, Edge Investments e HiJoJo Partners participaram da rodada de financiamento da Série B-1 da Mojo Vision, juntando-se a investidores que já faziam parte do projeto, como NEA, Liberty Global Ventures, Advantech Capital, AME Cloud Ventures, Dolby Family Ventures, Motorola Solutions e Open Field Capital.
Os novos investimentos, de US$ 45 milhões, aumentam o montante arrecadado pela Mojo Vision para o projeto, que chega a US$ 205 milhões e ajudará a empresa a atingir um mercado em expansão para aplicativos e dispositivos esportivos, ao mesmo tempo em que tenta dar fim a vários problemas que ocorrem com os produtos existentes.
A pesquisa afirma que, embora 74% dos atletas confiem na tecnologia para analisar sua performance esportiva, dispositivos como os smartwatches e rastreadores de condicionamento físico podem interferir no desempenho e não oferecem dados em tempo real suficientes.
Para a Mojo Vision, a tecnologia de lentes de contato inteligentes pode resolver esses dois problemas. Segundo a empresa, ela sobrepõe imagens, símbolos e texto no campo de visão da pessoa. Os usuários controlam a interface com os olhos, o que significa que não precisam interromper a atividade para ver as informações e têm acesso constante aos dados em tempo real.
“Os dispositivos vestíveis de hoje podem ser úteis para os atletas. Mas também podem distraí-los do foco da atividade. Acreditamos que há uma maneira melhor de fornecer dados de desempenho atlético”, disse David Hobbs, diretor sênior de gerenciamento de produto da Mojo Vision.
“A inovação vestível atual está atingindo seu limite. Na Mojo, estamos interessados em entender melhor o que ainda falta e como podemos tornar essas informações acessíveis sem interromper o foco e o fluxo de alguém durante o treinamento, que é o mais importante”, acrescentou o executivo.
A Mojo tem como alvo vários grupos de usuários, incluindo praticantes de atividades ao ar livre, bem como corredores, ciclistas, jogadores de golfe e esquiadores. A empresa espera que seu novo grupo de parceiros forneça conhecimento de mercado para esportes específicos, ajudando a desenvolver produtos e interfaces para os usuários.
Adidas Running, Trailforks, Wearable X, Slops e 18 Birdies se inscreveram para ajudar a criar tecnologia que combinam realidade aumentada (AR), wearables (as chamadas tecnologias vestíveis) e dados de desempenho.
“Estamos fazendo progresso importante no desenvolvimento de nossa tecnologia de lentes de contato inteligentes e continuamos a pesquisar e identificar o novo potencial de mercado para esta plataforma”, afirmou Steve Sinclair, chefe de produto e marketing da Mojo Vision.
“Nossas parcerias com essas marcas nos darão ideias valiosas sobre o comportamento do usuário no mercado de esportes e preparação física. O objetivo é que essas colaborações forneçam aos atletas uma forma inteiramente novo com dados de desempenho que sejam mais acessíveis e úteis em tempo real”, completou Sinclair.